Verdão domina categorias de base do futebol paulista em trabalho para o futuro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de dezembro de 2017 às 08:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pelo segundo ano seguido, o Palmeiras dominou e manteve a hegemonia nas categorias de base

​Pelo segundo ano seguido, o Palmeiras dominou e manteve a hegemonia nas categorias de base. Tanto que das cinco competições organizadas pela Federação Paulista de Fuebol (FPF) – Paulista Sub 11, Paulista Sub 13, Paulista 15, Paulista Sub17 e Paulista Sub 20 – 1ª Divisão – o time alviverde foi a todas as finais e levou três títulos. As outras duas taças ficaram com a Ponte Preta e o Corinthians. Além da Itapirense que terminou como campeã do Paulista Sub 20 – 2ª Divisão.

PAULISTA SUB 11
A primeira categoria com competições oficiais da FPF foi vencida pelos garotos do Palmeiras pelo terceiro ano consecutivo. Com uma campanha irretocável, o alviverde decidiu o título diante do Santos. Sem dar chances para o adversário, o time da capital venceu os dois jogos para ficar com a taça. No duelo de ida venceu por 2 a 1 jogando fora de casa e na volta apenas controlou a vantagem ao vencer por 1 a 0 na Arena Palestra com mais de 20 mil pessoas presentes. Na semifinal, passou pelo Corinthians em um duelo recorrente nas categorias de base, enquanto o Peixe passou pelo Noroeste.

PAULISTA SUB 13
Já no Sub 13 as coisas não foram tão felizes para o Palmeiras que buscava o bicampeonato da competição, tanto que o título acabou nas mãos do Corinthians. Após vencer o duelo de ida por 4 a 3 no Estádio Novelli Jr. em Itu, o alviverde vacilou e foi derrotado no jogo de volta por 1 a 0 e por ter o melhor retrospecto nas fases anteriores, o Timão ficou com o título. Nas semifinais, o alvinegro passou pela Ponte Preta e o alviverde bateu o São Paulo, que nesse ano de 2017 não conquistou nenhum título nas categorias de base.

PAULISTA SUB 15
No Paulista Sub 15, o rival do Palmeiras na final foi o São Paulo e, após o time alviverde ter sido vice-campeão na edição anterior, em 2017 não deixou a oportunidade passar ao conquistar o título. Em uma decisão apertada com dois empates nos dois jogos – no primeiro duelo o placar terminou sem mudanças e no segundo jogo terminou em 1 a 1 -, o Palmeiras levou a melhor, por ter a melhor campanha durante todo o estadual para ficar com o título. As semifinais também foram apertadas diante de Red Bull e Santos.

PAULISTA SUB 17
Diferente das demais categorias, o grande destaque do Paulista Sub 17 foi a Ponte Preta, tanto que no fim da competição se sagrou campeã de forma inédita. Em 30 partidas disputadas durante todo o estadual, o time campineiro venceu 25 e chegou a uma marca de 17 jogos seguidos com vitórias nas duas primeiras fases. Porém na grande final, a decisão foi apertada diante do Palmeiras. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, a Macaca deu o troco e venceu o segundo duelo dessa vez disputado no Estádio Moisés Lucarelli, pelo placar de 3 a 1 e ficou com a taça. O atacante Walisson foi o responsável por marcar os três gols na grande final.


+ Futebol