Verdão bate o Coritiba por 1 a 0 e mantém a quarta posição do Brasileirão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de setembro de 2017 às 22:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe alviverde continua vencendo em casa para se manter no G4 do campeonato nacional

O Palmeiras bateu o Coritiba por 1 a 0 com gol de Jean no Pacaembu, na noite desta segunda-feira (18) em jogo que fechou a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Verdão defendeu a quarta colocação na tabela – esta já é a sétima rodada seguida em que o Alviverde se mantém nessa posição, entre os primeiros da competição nacional.

Com o gol assinalado no primeiro tempo, que deu a vitória ao Palmeiras, Jean chegou ao seu 12º tento pelo Palmeiras em 88 jogos. Apenas nesta temporada, foram quatro gols em 35 jogos, sendo dois deles pelo Brasileirão e os outros dois pelo Paulistão. Todas as vezes em que marcou gols o polivalente – que pode atuar tanto na lateral quanto no meio de campo –, curiosamente o Verdão não saiu derrotado de campo.

Os números do Palmeiras impressionam como mandante na temporada de 2017. Jogando em casa – incluindo partidas disputadas no Allianz Parque e no Pacaembu – foram 27 jogos e apenas três derrotas sofridas! O saldo de gols também é amplamente favorável, com 51 tentos anotados contra 20 sofridos. De todos estes 27 jogos disputados com o mando de campo a favor – já contando este último diante do Coxa –, o Verdão acumula 20 vitórias e quatro empates.

O atual momento do Palmeiras no Pacaembu é favorável: o time vem de uma série de vitórias de seis jogos. Desde o seu último revés no estádio, sofrido para o Red Bull Brasil, no Paulistão de 2016, o Verdão venceu o Rio Claro (por 3 a 0, no Campeonato Paulista de 2016), o Corinthians (por 1 a 0, no Campeonato Paulista de 2016), o Grêmio (por 4 a 3, no Campeonato Brasileiro de 2016), o Novorizontino (por 3 a 0, no Campeonato Paulista de 2017), novamente o Grêmio (por 1 a 0, no Campeonato Brasileiro de 2017) e agora o Coritiba (por 1 a 0, no Campeonato Brasileiro de 2017).

A vitória diante do Coritiba também entrou para a história por ser a 100ª vez em que o time alviverde enfrentou uma equipe paranaense em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Em todas as suas participações no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras já enfrentou quatro diferentes equipes do Paraná, sendo que o adversário da vez é o rival paranaense mais frequente, agora com 43 duelos, seguido de Atlético-PR, com 38, Paraná Clube, 18, e o extinto Ferroviário, com um único embate. Ao todo, foram 100 partidas, 44 vitórias, 27 empates e 29 derrotas (141 gols marcados contra 110 sofridos).

O Palmeiras volta a jogar no próximo domingo (24), quando irá visitar o Fluminense pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Em seguida, o time alviverde terá uma sequência de dois jogos em casa: contra o Santos e contra o Bahia, ambos pelo Brasileirão.

O jogo

A partida começou com domínio pleno do Verdão nos primeiros minutos. Criativo, o Alviverde trabalhou em todos os setores do campo, emplacando jogadas de perigo a seu favor, como quando, em um intervalo de três minutos, chegou com três chances reais de gol. Aos cinco minutos, Keno invadiu a meta do Coritiba: ao tentar encontrar Deyverson, a bola quase sobrou para Dudu e assustou os paranaenses. Aos sete, Deyverson soltou uma bomba em direção ao arco rival, após belo passe de Dudu, de calcanhar. E aos oito, Juninho finalizou de cabeça contra a defesa adversária, levantando a torcida palmeirense.


+ Futebol