Vendas no varejo têm queda de 0,2% de janeiro para fevereiro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de abril de 2018 às 11:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:40
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Supermercados experimentaram queda de 0,6% no faturamento em todo o país no período

O volume de vendas do comércio
varejista brasileiro recuou 0,2% de janeiro para fevereiro, depois de crescer
0,8% de dezembro para janeiro. A média móvel trimestral manteve-se estável.

Na comparação com fevereiro do ano
passado, houve alta de 1,3%. O varejo acumula avanços de 2,3% no ano e de 2,8%
em 12 meses, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados na última
quarta-feira, 12 de abril, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE).

De janeiro para fevereiro deste ano,
metade dos segmentos teve queda, com destaque para os tecidos, vestuário e
calçados (-1,7%). Outras atividades em queda foram combustíveis e lubrificantes
(-1,4%), outros artigos de uso pessoal (-0,8%) e supermercados, alimentos,
bebidas e fumo (-0,6%).

A outra metade teve alta:
equipamentos e material para escritório, comunicação e informática (2,7%),
livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%), móveis e eletrodomésticos (1,5%)
e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,8%).

O chamado varejo ampliado, que também
inclui materiais de construção, veículos e autopeças, teve queda de 0,1% de
janeiro para fevereiro. Os veículos, motos, peças e partes cresceram 2,5%,
enquanto os materiais de construção anotaram alta de 0,3% no volume de vendas.

Nos outros tipos de comparação
temporal, o varejo ampliado registrou expansão de 0,1% na média móvel
trimestral, de 5,2% em relação a fevereiro de 2017, de 5,9% no acumulado do ano
e de 5,4% no acumulado de 12 meses.

Receita nominal

A receita nominal do comércio
varejista teve quedas de 0,5% de janeiro para fevereiro e de 0,3% na média
móvel trimestral. Mas anotou altas na comparação com fevereiro de 2017 (1,6%),
no acumulado do ano (2,4%) e no acumulado de 12 meses (2,4%).

Já a receita nominal do varejo
ampliado manteve-se estável de janeiro para fevereiro e na média móvel
trimestral e teve avanços na comparação com fevereiro de 2017 (5,2%), acumulado
do ano (5,9%) e acumulado de 12 meses (4,5%).


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