Vendas dos supermercados têm alta de 1,74% em setembro e aquece setor

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de novembro de 2017 às 16:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Setor supermercadista confirma recuperação e chega ao quarto aumento seguido nas vendas

A recuperação do setor supermercadista vem mostrando mais força a cada indicador divulgado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados). Desta vez, o registro de aumento foi no Faturamento Real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), que, no conceito de mesmas lojas – que consideram as lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses – demonstrou crescimento de 1,74%, de janeiro a setembro de 2017, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. 

“Em 2017 a recuperação começou em junho, quando alcançou 0,39% em melhoria nas vendas e, desde então, foram quatro aumentos seguidos”, conta Rodrigo Mariano, economista da APAS. “Especificamente no comparativo entre setembro de 2017 e o mesmo mês do ano anterior, houve significativo aumento de 7,86%”, completa.

No conceito de todas as lojas – que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado – houve alta de 4,74% no acumulado de janeiro a setembro de 2017 no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Se for considerado somente o mês de setembro deste ano, houve alta de 10,74% em relação ao mesmo mês de 2016, e alta de 3,24% ante a agosto de 2017.

Depois de amargar 11 quedas seguidas, o Índice de Vendas em Supermercados (IVS) em setembro no acumulado em 12 meses nas mesmas lojas alcançou 0,49%, indicando que o trimestre final deste ano será superior ao do ano passado.

“Diante destes dados vemos que as vendas dos supermercados estão respondendo ao cenário econômico melhor que o de 2016. Algumas das causas podem ser a queda do desemprego, que desde o primeiro trimestre caiu de 13,7% para 12,6%;  os  juros, que caíram de 13% em janeiro de 2017 para 7,5% em outubro; o endividamento das famílias, que vai amplificando-se, permitindo mais espaço para consumo; e a inflação medida pela APAS/FIPE, que atingiu o segundo recorde desde 1994 em queda acumulada na ordem de 2,90% para setembro”, avalia Rodrigo Mariano.

Segundo estimativas da APAS, caso não haja deterioração no cenário político atual e se mantenham constantes as variáveis econômicas, o Natal de 2017 promete ser bem melhor que os de 2015 e 2016, com aumento de 1,5% a 2% na comparação anual.

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.455 associados, que somam mais de 3.242 lojas.

Sobre APAS Regional Ribeirão Preto: Em 2016, a região de Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 6 bilhões. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 31 mil colaboradores. E assim, o setor desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região. Só na cidade de ribeirão preto o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhões, o que equivale a 28% da região e 1,7% do faturamento de todo o estado de São Paulo. A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 76 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Nilton Cezar Gricki, dos Supermercados Gricki é o atual diretor regional da entidade.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.415 associados, que somam mais de 3.160 lojas.


+ Economia