Venda de 41 planos de saúde está suspensa a partir desta sexta-feira, 08

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de setembro de 2017 às 11:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Medida obriga operadoras a melhorar atendimento; mais de 175 mil beneficiários são protegidos

A Agência
Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspende, a partir desta sexta-feira, 08, a
comercialização de 41 planos de saúde de 10 operadoras. A medida decorre de
reclamações relativas à cobertura assistencial recebidas no 2º trimestre de
2017, como negativas e demora no atendimento, e faz parte do acompanhamento
periódico realizado pela ANS pelo Programa de Monitoramento da Garantia de
Atendimento.

Os
beneficiários dos planos de saúde que foram suspensos neste ciclo – um total de
175.071 – estão protegidos com a medida e continuam a ter assistência regular.
“A suspensão é uma ação preventiva e perdura até a divulgação do próximo
ciclo. Para voltar a comercializar esses planos para novos clientes, as
operadoras precisam antes resolver os problemas assistenciais”, explica a
diretora de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, Karla Coelho. “Com
isso, buscamos incentivar as empresas a melhorar o acesso do cidadão aos
serviços contratados”, completa. Além de terem a comercialização suspensa,
as operadoras que negaram indevidamente cobertura aos seus beneficiários estão
sujeitas a multas.

Paralelamente
à suspensão, 33 planos de 13 operadoras que conseguiram melhorar o atendimento
estão sendo reativados neste ciclo. “Esses planos demonstraram à ANS que
houve melhoria na assistência, por isso estão sendo liberados para
comercialização para novos clientes”, destaca a diretora.

No 2º
trimestre desse ano (01/04 a 30/06), a ANS recebeu 15.002 reclamações de
natureza assistencial através de seus canais de atendimento. Desse total,
13.400 queixas foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento
da Garantia de Atendimento. Foram excluídas as reclamações de operadoras que
estão em portabilidade de carências, liquidação extrajudicial ou em processo de
alienação de carteira, cujos planos não podem ser comercializados em razão do
processo de saída ordenada da empresa do mercado. No período, 91% das queixas
foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação
Preliminar (NIP), o que garantiu a solução do problema a esses consumidores com
agilidade.

Acesse aqui a lista de planos com comercialização suspensa
Acesse aqui a lista de operadoras com planos totalmente
reativados
Acesse aqui a lista de operadoras com planos parcialmente
reativados
Veja a classificação de todas as operadoras
Veja a apresentação dos resultados

Resumo
dos resultados do Programa de Monitoramento – 2º trimestre/2017

41 planos
com comercialização suspensa
10 operadoras
com planos suspensos
175.071
consumidores protegidos
33 planos
reativados
10 operadoras
com reativação total de planos (25 produtos)
3 operadoras
com reativação parcial de planos (8 produtos)

Perfil
das reclamações assistenciais no período analisado


+ Saúde