Veja quem pode ganhar espaço com Tite na Seleção

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de junho de 2016 às 13:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tite é o novo técnico da seleção brasileira. Como sempre acontece quando há mudanças no comando da equipe do Brasil, alguns jogadores devem ganhar espaço, enquanto outros deixarão de vestir a amarelinha. O primeiro compromisso do ex-comandante do Corinthians será contra o Equador, em Quito, no dia 2 de setembro, em duelo válido pelas Eliminatórias para a Copa de 2018. Embora ainda faltem mais de dois meses para o duelo, já é possível especular algumas possíveis novidades de Tite.

Os zagueiros David Luiz e Thiago Silva e o lateral Marcelo são alguns nomes de peso que devem estar contentes com a mudança de comando. Os três chegaram a ser convocados por Dunga, mas acabaram perdendo espaço por causa de atuações ruins. Atletas consagrados na Europa – Thiago e David fazem a dupla de zaga titular do Paris Saint-Germain, enquanto Marcelo acaba de vencer a Liga dos Campeões com o Real Madrid –, os três esperam novas oportunidades com Tite.

Quem também deve ter esperanças de ser convocado para a Seleção são alguns atletas que trabalharam com Tite no Corinthians. O próprio treinador chegou a dizer que o lateral-direito Fagner merecia vestir a Amarelinha. O zagueiro Felipe, que acaba de se transferir para o Porto, deixou de ser uma promessa para se firmar como titular absoluto do Timão nas mãos de Tite.

E há o caso do goleiro Cássio. Até maio deste ano, o goleiro era titular absoluto no Corinthians e valorizado em todo o país. Teoricamente, seria um nome de confiança de Tite. No entanto, o camisa 12 do Timão foi barrado há menos de um mês, dando posição a Walter. Atualmente, não há unanimidade na meta da Seleção e o novo treinador não encontraria resistência para nomear um novo goleiro titular. Cássio deveria estar na parada, mas agora se torna mais difícil chamar alguém que não é titular do seu próprio clube.

Ex-corintianos também devem estar esperançosos com Tite no comando da Seleção. Dois deles são o volante Paulinho e o meia Jadson. O primeiro era figura carimbada no Brasil até a Copa de 2014. Após o vexame e com a chegada de Dunga, ele perdeu espaço. Jadson foi um dos principais nomes da conquista do Brasileirão do ano passado pelo Timão. O que pesa contra ambos? Estão atuando no futebol chinês. Com Dunga, isso não era problema, já que os também ex-alvinegros Gil e Renato Augusto foram convocados e inclusive participaram da vexatória campanha na Copa América.

Outro jogador que tem tudo para estar confiante em ser convocado é o jovem Gabriel Jesus, do Palmeiras. Após a vitória do Verdão por 1 a 0 no duelo que seria o último de Tite à frente do Corinthians, o treinador encheu a bola do atacante de 19 anos. “Excelente jogador”, afirmou o técnico em entrevista coletiva.

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero