Veja quais são os cuidados na hora de montar sua árvore de Natal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de dezembro de 2019 às 02:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pode parecer simples ligar o pisca-pisca, mas não é bem assim. Veja as dicas para quem tem criança e pets

Você já montou a árvore de Natal na sua casa? Os preparativos para o Natal já estão a todo vapor, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de montar sua árvore. E ele deve ser redobrado se você tiver crianças e bichinhos de estimação.

O que é e o que não é seguro? 

O engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira da Conscientização dos Perigos da Eletricidade, e a gerente-executiva da ONG Criança Segura Vania Schoemberner explicam como fazer tudo com segurança.

Pode parecer simples escolher o pisca-pisca da árvore, mas não é bem assim. 

O pisca-pisca precisa estar com os fios protegidos e inteiros. Um vídeo divulgado pela Associação Nacional de Proteção ao Fogo dos Estados Unidos mostra uma árvore pegando fogo. Todo ano acontece mais de 200 incêndios na árvore de Natal.

Então fica a primeira dica sobre o pisca-pisca: verifique se o fio está desencapado, se há algum problema no fio ou nas lâmpadas. Verifique também a voltagem da tomada.

– Desenrole o fio.

– Cheque se as lâmpadas estão fixas ou frouxas. Se alguma estiver frouxa, rosqueie. Se estiver queimada, troque.

– Veja se o fio está trincado, desencapado ou muito manchado. Isso mostra que o produto está deteriorado e precisa ser trocado.

– Antes de ligar a tomada, verifique se a tomada é compatível e se está em bom estado.

Como evitar acidentes com as crianças?

Vania orienta que os adultos não comprem enfeites de Natal pequenos, porque as crianças podem engolir. A árvore deve ficar num canto da casa de difícil acesso para as crianças. 

Cuidado também com enfeites pintados, pois a criança pode coloca-los na boca e ter uma intoxicação pela tinta.

Se a árvore ficar num lugar de fácil acesso, prefira enfeites grandes feitos de materiais que não oferecem risco, e não coloque a árvore perto de móveis que podem ser escalados pelas crianças.

E os bichinhos de estimação?

O perigo é o mesmo para cães e gatos, mas eles se comportam de maneiras diferentes perto de uma árvore de Natal. “O gato vai muito para brincar com o objeto, usa as patas, avança, pula e acaba se machucando com objetos cortantes. O cão acaba brincando de outra forma, que seria mastigar, jogar para cima. Ele pode acabar engolindo objetos e pode ter uma lesão gastroentérica, podendo ter hemorragia, cirurgia de emergência”, alerta o veterinário Oscar Bittencourt.

O ideal é fazer uma barreira física para evitar que os filhotes cheguem na árvore. “Outra dica importante é para o pisca-pisca. Esconda bem o fio para o animal não ter acesso”.


+ Cotidiano