Uvas…

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 15:23
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nas conversas sobre vinho, impossível não falar sobre as uvas que fazem o vinho. Algumas pessoas amam uma e odeiam as outras, outros odeiam uma e adoram outras… Bem, como já falamos em outro post, pode ter sido só uma garrafa ruim, um mau produtor ou um mau armazenamento. Dê uma segunda chance…

Mas e estes nomes estranhos? Quantos nomes!!! Mesmo conhecendo um pouco deste mundo, sempre me deparo com um nome de uvas que não conhecia, ou não me lembrava, porque escutei uma ou duas vezes.

Que uma mesma uva produz vinhos diferentes com terroir diferentes, já sabia, mas e as uvas que são a mesma mas com nomes diferentes e regionais? Você sabia? 

Isto acontece com a uva Prosecco. Sim, Prosecco é uva.  Que de tanto ser conhecida como um Espumante e muitas, eu disse muuuitas, vezes este nome foi usado só como marketing para vender um produto que nem passava perto desta uva. Muitas pessoas acharam que era uma nova bebida… um “tipo de espumante” melhor, pedir espumante ficou para os “meros mortais” quem entendia pedia Prosecco. Culpa da mídia… e dos aproveitadores, que ganharam muito dinheiro com isto, muitas vezes vendendo espumante simples com este nome.

Prosecco como ficou conhecido, é um espumante feito no Vêneto – Itália com a uva Prosecco.  Desde meados de 2009 foram criadas regras para o uso deste nome, como aconteceu com Champagne, visando parar com a “farra dos proseccos”. De repente existia mais Prosecco no Brasil que a Itália podia produzir, e num preços inacreditável para ter sido produzido em euro, pagos todas, e são muitas, taxas de importação e ainda dar lucro para o revendedor .

Ainda encontramos o uso deste nome, quando o vinho é produzido com esta uva, mas ficaram os produtores mais sérios,  em muitos casos para evitar confusão ou “mal entendido”, esta uva deve assumir o seu nome antigo: Glera. 

No próximo post vamos falar sobre outras uvas que mudam de nome conforme a região ou país… Até lá, que tal um bom Prosecco para refrescar este calor? Ou pode ser um Espumante de qualidade… O que vale é a qualidade do produto e os bons momentos.

Lembre que não é só a uva boa que faz um bom vinho… o produtor também é parte essencial . A uva é só o inicio do que pode se tornar um ótimo vinho.


+ zero