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Para usuários do transporte, com diminuição do preço da passagens, linhas também diminuíram
Desde agosto, a Empresa São José, em acordo feito com a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) e a Prefeitura instituiu a tarifa de ônibus, de forma promocional, ao valor de R$ 1.
A medida é o meio-cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito Gilson de Souza (DEM), que havia prometido a passagem a R$ 1 em todo o fim de semana, ou seja, sábado e domingo. A medida, aos domingos, seria uma espécie de prêmio de consolação aos francanos.
O problema é que a medida foi implantada, segundo publicação no Diário Oficial, de forma provisória, pelo período de seis meses, podendo ser revogada no final do período se não for lucrativo para a Empresa São José.
A reportagem do Jornal da Franca falou com usuários, na manhã deste domingo, e o grau de satisfação não parece dos melhores. Entre as reclamações, a principal é a demora das linhas aos domingos.
Um dos usuários, Carlos de Souza, disse que chega a ficar 40 minutos à espera da linha que liga seu bairro, o Jardim Brasilândia, ao Centro. “O duro é que quando chegamos no ponto central, vai mais meia hora para pegar o outro ônibus até o Esmeralda, onde mora a minha irmã”, disse.
Em outros pontos da cidade, o cenário era o mesmo. No Parque do Horto, o sapateiro João Henrique aguardava ônibus para ir até o Centro e, de lá, seguir para a casa da namorada, no Jardim Aeroporto.
“Antes de baixar o preço, parece que tinha mais ônibus. A demora, depois que puseram a R$ 1, está maior. Levo mais de uma hora até pegar as duas linhas”, garantiu.
A questão do transporte mais barato, prometido por Gilson, vai além: a cidade tem uma das tarifas mais caras do país, R$ 4,10, estando acima dos valores de megalópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, onde as tarifas custam R$ 3,80 e R$ 3,60, respectivamente.