Usuários do Centro Pop visitam a Câmara e pedem melhores condições de vida

  • Entre linhas
  • Publicado em 23 de outubro de 2019 às 20:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na pauta de reivindicações do grupo está a disponibilização de advogado e remuneração de trabalhos realizados

A Câmara Municipal de Franca recebeu a visita do Movimento da População em Situação de Rua no início da manhã de terça-feira, 22. O objetivo do grupo, formado por usuários do Centro Pop, era conhecer as dependências do Poder Legislativo local e reivindicar melhores condições de vida. Eles foram recebidos pela coordenadora de cerimonial da Casa de Leis francana, a servidora Maisa Grandizoli, e também assistiram ao Expediente (período matutino) da 38ª Sessão Ordinária da Casa de Leis francana.

Na pauta de reivindicações do grupo, encaminhada aos vereadores, estão a disponibilização de advogado no Centro POP, remuneração por trabalhos de marcenaria realizados no local, atendimento por médicos que tenham conhecimento sobre a vivência da população de rua, maior número de passes de ônibus, criação de critérios e prioridades para a população em situação de rua na política de habitação, mais espaços para lazer e cultura e estabelecimento de diversos trabalhos e oficinas de geração de renda.

A assistente social do Centro Pop que acompanhou o grupo, Simone Martins Ramos, também fez uso da Tribuna, dando mais detalhes sobre o Movimento. “Há cerca de um ano, essa população de rua começou a estudar sobre os três Poderes e os direitos e deveres da realidade que eles vivenciam, para que eles pudessem exercer a sua cidadania em todos os espaços. Com o Movimento, eles entenderam para que servem os serviços, quais são os objetivos, e como lutar para que esses direitos sejam efetivados, ao mesmo tempo em que cumprem seus deveres enquanto cidadãos. Estar aqui na Câmara faz parte dessa proposta de conhecer a realidade do município”, explicou Simone.

A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Casa, o vereador Donizete da Farmácia (PSDB), e pelo parlamentar Carlinho Petrópolis Farmácia (MDB). Corrêa Neves Jr. (PSD) indagou Simone sobre o projeto de lei que o grupo afirmou que iria apresentar à Câmara e sobre as principais demandas da população de rua. Já Marco Garcia (Cidadania) perguntou se existem cadastros dos moradores de rua do município, pois, segundo o vereador, essa população aumentou nos últimos anos.

Simone respondeu que, atualmente, existem 3 mil cadastros registrados no Centro Pop, e convidou os parlamentares a conhecerem o serviço. Em resposta a Corrêa Neves, a assistente social informou que o local atende de 70 a 80 pessoas diariamente, e de 350 a 400 pessoas por mês. Ela também solicitou que a Câmara sugerisse a realização de um recenseamento da população de rua à Prefeitura. “Nosso trabalho como política pública é conhecer essa história [dos moradores] e o real motivo daquela pessoa estar em situação de rua. Juntos, vamos traçar ações mais efetivas para todos”, conclamou Simone.

(Comunicação Institucional Câmara)


+ Política