Uso de óculos ajuda a prevenir infecção do novo coronavírus, sugere estudo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 20 de setembro de 2020 às 01:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O acessório funciona como uma barreira que reduz a frequência de toques nos olhos

Um estudo realizado na China e publicado esta semana na revista científica Jama Ophthalmology sugere que pessoas que usam óculos diariamente, por um longo período de tempo, associado ao uso de máscaras, correm menos risco de sofrer infecção do novo coronavírus.

Segundo os autores do artigo, o acessório funciona como uma barreira de proteção e contribui para que as pessoas levem as mãos aos olhos com menos frequência. 

“Nossa hipótese é de que os óculos evitam ou desencorajam os usuários de tocar seus olhos, evitando assim a transferência do vírus das mãos para os olhos”, assinalaram os pesquisadores. 

Lembrando: as pessoas tocam involuntariamente os olhos cerca de 10 vezes por hora.

Os responsáveis pelo estudo analisaram 276 pacientes hospitalizados com Covid-19 entre janeiro e março deste ano em Suizhou, cidade perto de Wuhan. 

Apenas 16 deles utilizavam óculos com frequência, o equivalente a 5,8% dos doentes, todos míopes. Foram definidos como usuários de longo prazo as pessoas que usavam o acessório por mais de oito horas por dia.

Os pesquisadores coletaram dados sobre o histórico de exposição, sintomas clínicos, doenças subjacentes, duração do uso de óculos e status de miopia e a proporção de pessoas com miopia que usavam óculos na província de Hubei.

“Nosso principal achado foi que pacientes com Covid-19 que usam óculos por um período prolongado todos os dias eram relativamente incomuns, o que poderia ser uma evidência preliminar de que usuários diários de óculos são menos suscetíveis à Covid-19”, anotaram os cientistas no estudo.

Porta de entrada​

Em maio, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que o novo coronavírus também pode entrar no corpo humano pelos olhos em caso de contato com gotículas contaminadas. 

*Informações Metrópoles


+ Saúde