Universitários da Unesp realizam protesto contra as mudanças para o cursinho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de julho de 2016 às 19:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reivindicação de estudantes é que o número de vagas não seja reduzido de 300 para 80

Um grupo de estudantes da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) compareceu ao plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira para protestar contra mudanças no cursinho que é oferecido a alunos de Franca que não têm condições de pagar em unidades particulares.

Por mais de uma hora, representantes dos estudantes falaram sobre as possíveis alterações com os vereadores, que se posicionaram favoráveis a eles. Segundo os jovens informaram, a Unesp pretende tirar a sede do cursinho do Centro e transferi-la para o campus da universidade, no Jardim Petráglia.

Os alunos alegam que a distância inviabilizaria a participação de muitos deles, uma vez que o bairro não conta com muitas linhas de horários de ônibus. O espaço atual não tem esse problema, por estar perto do terminal de ônibus “Ayrton Senna”, no Centro.

Outro ponto que tem gerado insatisfação nos estudantes é quanto à pretendida redução no número de vagas, das atuais 300 para 80, a título de corte de despesas. Atualmente, segundo os vereadores, o investimento é de R$ 5 mil mensais.

Diante da situação, foi elaborado um requerimento de autoria coletiva pelos vereadores, que será encaminhado ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para que ele interceda no caso e reveja os planos da universidade.


+ Educação