Unimed Franca encerra CT de atendimento a Covid 19 após 6 meses de atividades

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 27 de outubro de 2020 às 22:59
  • Modificado em 27 de outubro de 2020 às 22:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Referência contra a disseminação do novo coronavírus, Unimed Franca teve sua equipe atenta para salvar vidas

A Unimed Franca desativou nesta terça-feira, 27 de outubro, o Centro de Triagem Covid-19 do São Joaquim Hospital e Maternidade.

A decisão partiu da Diretoria Executiva da Unimed Franca, juntamente com o corpo clínico responsável pelo acolhimento dos pacientes infectados pelo novo coronavirus.

O CT Covid-19 iniciou as operações no dia 6 de abril e estava localizado na Rua Antônio Torres Penedo, no bairro São Joaquim, ao lado da Unidade de Emergência do SJHM. 

No local, era realizado o pré-atendimento aos pacientes suspeitos, sem que houvesse contato com pessoas que buscavam outro tipo de atendimento.

Com o encerramento dos serviços, às 23 horas, o fluxo de atendimento das pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavirus será em um local isolado da Unidade de Emergência do hospital, mantendo a agilidade no controle de casos e total segurança aos pacientes.

“Durante todo esse período de pandemia, a Unimed Franca e o SJHM estruturaram seus atendimentos, readequando espaços, processos e pessoas com o objetivo de garantir a segurança de seus pacientes, médicos e funcionários, sempre acompanhando sistematicamente a evolução e desfecho dos casos. Agora, evidenciada a redução do número de pacientes atendidos no local, optamos pela transferência para a Unidade de Emergência com os mesmos critérios de segurança”, explica Dr. Daniel Martiniano Haber, Diretor Presidente da Unimed Franca.

A Rua Antônio Torres de Penedo será liberada para o trânsito a partir do dia 31 de outubro, por conta da logística de desmontagem da tenda. 

Na mesma data, passa a funcionar o posto de coleta do laboratório individualizado para casos suspeitos da Covid-19, que será instalado no estacionamento da Hemodinâmica, ao lado da Unidade de Emergência, com horário de atendimento diário das 7h às 11h e das 14h às 17h.

REFERÊNCIA 

A Unimed Franca e o São Joaquim Hospital e Maternidade, através de seus médicos cooperados e toda sua equipe multidisciplinar, tem acompanhado a pandemia do novo coronavirus (Covid-19) desde o princípio e sempre esteve preparada para atender a população francana, caso essa pandemia chegasse na cidade.

Para atender os pacientes com suspeita de infecção pela Covid-19 ou até mesmo infectados, a Unimed Franca e o SJHM adotaram várias medidas importantes para inibir a disseminação do vírus, incluindo a mudança de funcionários para trabalho home office, redução de equipe de atendimento presencial e suspensão de atividades em grupo do Espaço Viver Bem e do Centro Multidisciplinar Unimed (CMU). 

Os consultórios médicos continuaram funcionando normalmente, mas seguindo protocolos exigidos pela Operadora, entre eles o atendimento com hora marcada para evitar aglomerações de pessoas em recepções.

No São Joaquim Hospital e Maternidade algumas mudanças também foram feitas, como o cancelamento de todas as cirurgias eletivas e limitação das visitas à pacientes. 

Além disso, uma ala exclusiva foi criada, inicialmente com 10 leitos que, posteriormente, se adaptou às necessidades de internação, tanto ambulatorial quando de UTI – adulto e infantil.

Para evitar a procura pela Unidade de Emergência em situações mais simples, a Unimed ainda lançou o Pronto Socorro Online, com atendimento médico à distância.

Trata-se de consultas médicas realizadas por videoconferência através da plataforma de telemedicina da Unimed Franca, onde paciente e médico podem interagir livremente e, juntos, tomar a melhor decisão em relação ao caso apresentado. 

O serviço continua funcionando, através de agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.


+ Saúde