Unicamp 2020: inscrições para o vestibular são prorrogadas até 2ª, 09

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de setembro de 2019 às 17:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prazo terminaria nesta sexta-feira, 06; processo seletivo vai oferecer 2.570 vagas em 69 cursos

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições para o Vestibular Unicamp 2020 até as 18 horas da próxima segunda-feira, 09 de setembro. As inscrições terminariam nesta sexta-feira, 06.

Estudantes interessados poderão se inscrever, exclusivamente pela internet, na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. A taxa é de R$ 170 e deve ser paga também até segunda-feira para confirmar a inscrição. O Vestibular Unicamp 2020 oferece 2.570 vagas, distribuídas em 69 cursos.

A partir deste ano, no momento da inscrição, os cursos escolhidos devem ser da mesma área de conhecimento: Humanas/Artes; Biológicas/saúde; Exatas/Tecnológicas. A escolha define a prova da segunda fase que os candidatos irão fazer, caso aprovados na primeira etapa.

A partir deste ano, as provas da segunda fase deixam de ser iguais para todos os candidatos, passando a estar relacionadas com a área de conhecimento dos cursos escolhidos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. Com a alteração, a segunda fase do Vestibular Unicamp será reduzida de três para dois dias.

Como fica

A primeira fase é composta de uma única prova, com 90 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais. A segunda fase é composta por provas dissertativas.

No primeiro dia, há as provas comuns a todos os candidatos: Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato execute apenas uma); Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões; duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

No segundo dia, além das provas comuns a todos os candidatos (Matemática com seis questões; interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões; interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões) há provas específicas, conforme a opção de curso:

– área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Mudanças

Duas novas cidades no Estado de São Paulo receberão a aplicação das provas do vestibular: Lorena e Santa Bárbara D´ Oeste. Ao todo, serão 30 cidades paulistas. Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Outra novidade anunciada pela Comvest é que os candidatos com alguma deficiência poderão ser atendidos com provas adaptadas ou outras necessidades, em qualquer cidade de aplicação do vestibular, de acordo com as regras do Edital. Anteriormente, esse atendimento estava disponível somente nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo.


+ Educação