União Corinthians vai disputar Estadual Adulto de Basquete no Sul

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de outubro de 2020 às 10:41
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A disputa do Estadual este ano, organizada pela Federação Gaúcha, será em três etapas

Depois de diversas reuniões entre clubes esportivos e a elaboração de um protocolo oficial, o basquete no Rio Grande do Sul está retornando às atividades. Assim como todos os atletas brasileiros, a equipe masculina adulta ALM/UniCo, do Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, esteve por vários meses parada em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Após esta retomada da nossa equipe, o foco é treinar para o campeonato Estadual Adulto de Basquete que inicia já no fim deste mês”, destaca o diretor de Basquete do União Corinthians, Diego Puntel.

Conforme Puntel, a disputa do Estadual este ano, organizada pela Federação Gaúcha de Basquete, será em três etapas com a participação de cinco equipes: ALM/UniCo (Santa Cruz do Sul), Caimans (Passo Fundo), Sojão (Santa Rosa), KTO (Caxias do Sul) e Luba (Uruguaiana). “O grande destaque é a equipe do KTO/Caxias, de Caxias do Sul, que volta à disputa da principal competição de basquete nacional, a Novo Basquete Brasil (NBB)”, ressalta.

A primeira etapa da competição Estadual acontece em Santa Rosa nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, sendo a segunda em Santa Cruz do Sul, entre 6, 7 e 8 de novembro. Já a terceira etapa e a final ocorrem nos dias 13 e 14 de novembro, em Caxias do Sul. As fases podem sofrer alterações de datas conforme a classificação da bandeira da região em relação à pandemia e Decretos Municipais. “A equipe de Caxias do Sul está classificada direto para a etapa final. As outras quatro equipes jogam turno e returno em suas sedes e classifica as três melhores equipes”, explica Puntel.

ALM/UniCo

O técnico Athos Calderaro ainda trabalha na formação da equipe ALM/UniCo. Além de atletas da Base, que nos últimos dois anos disputaram diversas competições nacionais, como por exemplo a LDB, o time já possui jogadores experientes no basquete nacional. O destaque fica para Lucas Brito, Vinicius Malaquinas e Leonardo Oliveira, com passagem na última temporada em equipe do NBB. “Retorna para a nossa equipe, o atleta Léo Assmann, campeão estadual 2019 pelo Sojão, bem como Geovane Teixeira e Tobias Marramarco”, completa Calderaro.

A comissão técnica da equipe santa-cruzense ainda é formada pelos auxiliares Tiago Rauber, Ricardo Ellwanger, Fernando Siznande e Rodolfo Thomas, pelo preparador físico Alexandre Kessler e pelo fisioterapeuta Gustavo Kniphoff. O grupo tem como patrocinador Master a ALM Engenharia, patrocinadores a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Miller Supermercados, além do apoio da Santa Cruz Serviços e do Restaurante Centenário.


+ Basquete