​Uni-Facef sai na frente e é o primeiro a ter o moderno curso de Telemedicina

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de julho de 2020 às 16:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Centro Universitário sai na frente para atender a modernidade, oferecendo tecnologia de ponta a seus alunos

O Centro Universitário de Franca – Uni-FACEF – avança em sua modernização tecnológica e abre a oportunidade aos alunos do curso de medicina a conhecer a inovação desenvolvida em países de primeiro mundo: a telemedicina. 

Essa atividade vem ganhando notoriedade nessa época de pandemia e traz bons resultados. Tanto ao hospital ou clínicas, como também aos pacientes. 

A praticidade e os protocolos aplicados são altamente diferenciados e vão ao encontro de médicos e pacientes, promovendo uma interface de credibilidade.

A partir da resolução 2.227/2018, profissionais de diferentes espaços geográficos podem se comunicar simultaneamente para a realização de consultas; interconsultas; monitoramento e acompanhamento de pacientes; tudo mediado pelas tecnologias, para uma medicina mais eficiente e qualificada.

Partindo desse entendimento, o Uni-FACEF adquiriu dois consoles de Telemedicina (Plataforma Multidisciplinar 3D), que oferece aos estudantes do curso de Medicina:

1. Interface com instituições parceiras (hospitais, Unidades Básicas e de Pronto Atendimento em Saúde) para acesso a exames para fins de estudos reais em sala de aula, por meio de software de teleradiologia e reconstrução de imagem 3D;Estudos de variações anatômicas e patologias em comparação com os atlas de anatomia 3D;

2. Simulações Realísticas (Clínicas e Cirúrgicas); 

3. Dissecações em 3D, entre outras práticas.

Os consoles possibilitam também:

a) – Teleconsulta com transmissão de dados;

b) – Troca de informações do paciente com outro especialista;

c) – Triagem e monitoramento do paciente;

d) – Consulta a exames de imagens, para apoio à decisão clínica e diagnóstica;

e) – Atendimento remoto por especialistas médicos em UTIs;

f) – Televisitas a pacientes nas UTIs que não podem receber visitas presenciais; e

g) – Integração de prontuários aos sistemas das demais instituições, de forma rápida e segura.

Software para Webconferência

I) – Software multiplataforma;

II) – Agendamento com salas individuais;

III) – Login e senha para Usuários: Profissionais de Saúde e Pacientes;

IV) – Filtro e Cadastro para Especialistas;

V) – Gravação em Nuvem;

VI) – Estatística de Tempo de acesso;

VII) – Hora de Consultas por Especialistas; e

VIII) – Ponto de Acesso.

Os equipamentos estão de acordo com as normas éticas do Conselho Federal de Medicina, conforme legislação geral de proteção de dados, certificação digital e SUS.

Finalidade

O professor e médico Eduardo Guerra Barbosa Sandoval afirmou que, inicialmente, os consoles de telemedicina serão utilizados em aulas práticas, pelos docentes em conjunto com os estudantes do curso de Medicina, na disciplina Técnica Cirúrgica e Simulação Realística e durante as aulas do Internato (5º e 6º anos). 

Os equipamentos serão utilizados, também, em projetos de pesquisa, os quais serão disponibilizados para acesso da comunidade. 

Devido às inúmeras possibilidades de utilização, os consoles de telemedicina deverão atender também outros cursos do Uni-FACEF como, por exemplo, a Enfermagem.

O reitor do Uni-FACEF, José Alfredo de Pádua Guerra, destacou a importância dessa aquisição, para a contínua modernização da IES e dentro da nova realidade: uma medicina altamente conectada, que contribui muito para a própria gestão da saúde.


+ Educação