UNESP realiza encontro online para discutir papel das universidades públicas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2018 às 18:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa ocorrerá na próxima quinta-feira (22), na cidade de São Paulo e terá transmissão pela internet

Na próxima quinta-feira (22), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará, na capital, o encontro internacional “Diálogos sobre a Universidade Pública”. A iniciativa, que busca promover debates acerca do papel das instituições públicas de ensino superior, terá participação de docentes e integrantes de órgãos colegiados da Unesp, além de especialistas de outras universidades.

Vale lembrar que o evento ocorrerá no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), entre 8h e 17h. O encontro terá transmissão ao vivo pela internet, por meio da TV.

Perguntas aos participantes podem ser enviadas pelos integrantes da comunidade da Unesp e o público em geral, por meio do formulário disponível no site do evento (que também terá a programação completa), na aba “Envie sua pergunta”.

“O momento é oportuno para um debate com protagonistas de diversas instituições de ensino, atentos às transformações do século XXI. Vivemos um período importante em que todos são convidados a debater o futuro da educação superior e da produção do conhecimento”, destaca o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini.

Mediações

A iniciativa será dividida em quatro partes, mediadas por professores da Unesp. No primeiro diálogo, será debatido o tema “Universidade Pública: a urgência de se reinventar”, com a participação do professor Simon Schwartzman, pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) do Rio de Janeiro, e do cientista político Marco Aurélio Nogueira, do campus de Araraquara da Unesp. O professor Milton Lahuerta, também de Araraquara, fará a mediação.

Denominado “A missão da universidade em um mundo em transformação”, o segundo momento contará com os participantes Conrado Schlochauer, embaixador da Singularity University, Carolina Fouad Kamhawy, do Insper, e Silvio Bitencourt da Silva, da Unisinos, com mediação da professora Gladis Massini-Cagliari, pró-reitora de graduação da Unesp.

O terceiro diálogo abordará o “Financiamento da universidade pública”, com o professor Carlos Antonio Luque, da Universidade de São Paulo (USP), e a diretora-presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Paula Maria de Jancso Fabiani. A mediação será do professor Marcos Macari, reitor da Unesp entre 2005 e 2009.

A última parte destacará “Modelos inovadores de gestão da universidade pública” e contará com a portuguesa Maria Alexandra Rios de Castro Sousa Martins, da Universidade do Porto (Portugal), e com o professor João Eduardo Ferreira, superintendente de tecnologia da informação da USP. A mediação caberá a Alvaro Martim Guedes, assessor da Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão da Unesp.


+ Educação