Unesp Franca realiza nesta quarta, às 19h, Aula Magna de início do Ano Letivo

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de março de 2020 às 18:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento terá a presença de Oscar Vilhena Vieira, diretor da Escola de Direito de São Paulo da FGV

Oscar Vilhena Vieira, diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, estará em Franca nesta quarta, 04 (Foto: Reprodução)

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UNESP – Câmpus de Franca, realiza nesta quarta-feira, 04 de março, a Aula Magna de início do Ano Letivo* com o Prof. Dr. Oscar Vilhena Vieira, diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

A Aula Magna terá início às 19h, no Anfiteatro Marielle Franco- FCHS/UNESP (à Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 Jd. Dr. Antônio Petráglia).

O tema a ser abordado será “Resiliência Constitucional em tempos difíceis”.

O evento é gratuito e terá a emissão de certificados. As vagas serão disponibilizadas por ordem de chegada.

O palestrante

Oscar Vilhena Vieira é diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP), onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento.

Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Direito pela Universidade de Columbia-Nova York, Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pelo Centre for Brazilian Studies – St. Antonies College, da Universidade de Oxford. 

Foi Procurador do Estado em São Paulo, Diretor Executivo do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime (ILANUD), Secretário Executivo da Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, consultor jurídico do Centro de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, fundador e diretor da organização Conectas Direitos Humanos, do Instituto Pro Bono e da Liga Global de Escolas de Direito (LSGL). 

Participa ativamente de várias organizações da sociedade civil, entre elas, a Open Society Foundation (OSF), onde é membro do conselho do Programa de Direitos Humanos, assim como é membro fundador da Comissão Arns de Direitos Humanos, criada para monitorar graves abusos aos direitos humanos no Brasil.

Oscar Vilhena escreveu vários livros e artigos acadêmicos sobre direito constitucional, direitos humanos e direito e desenvolvimento. Entre suas mais recentes publicações estão: “Direitos Fundamentais – uma leitura da jurisprudência do STF”, “Direitos Humanos e Vida Cotidiana” e “A Batalha dos Poderes”.

Atua como colunista do jornal Folha de São Paulo e na advocacia tem se concentrado em casos de interesse público junto ao Supremo Tribunal Federal.


+ Educação