Unesp é destaque em publicação ligada à Comissão Europeia

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de março de 2019 às 18:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Internacionalização da universidade é abordada em material fornecido pelo projeto RIESAL

O ​processo de internacionalização desenvolvido pela Unesp ao longo das últimas duas décadas foi destacado em uma publicação disponibilizada pelo projeto RIESAL, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+.

02livroriesal.jpg

A publicação La Dimensión Internacional de la Educación Superior en América Latina y el Caribe é uma das iniciativas do projeto RIESAL que, por meio da formação de uma rede de universidades da América Latina e Caribe, visa melhorar a cultura de gestão para a internacionalização entre as instituições da região. O projeto também promove cursos de aperfeiçoamento para servidores, webinars sobre temas relacionados à boas práticas em gestão de internacionalização e recursos bibliográficos.

O material que destaca a internacionalização da Unesp é um dos recursos bibliográficos disponibilizados pelo projeto RIESAL. A publicação é organizada em três seções. A primeira oferece uma caracterização do processo latino-americano e caribenho de internacionalização do ensino superior na Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, México, Peru e Uruguai.

Cada capítulo descreve brevemente o sistema de ensino superior de cada país e explica como a dimensão internacional de suas instituições de ensino superior se desenvolveu e os principais atores que promoveram este processo, bem como os programas, políticas e ações com os quais cada país realizou essa promoção, assim como os desafios para avançar para uma nova etapa de internacionalização, além da mobilidade acadêmica.

No capítulo dedicado ao ensino superior brasileiro, o documento toma como estudo de caso a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Unesp. O texto traça um breve histórico da universidade desde sua fundação, em 1976, descreve seu perfil multicampus e destaca as principais medidas administrativas que serviram de suporte ao processo de internacionalização da universidade. O material foi elaborado pela equipe da Assessoria de Relações Externas (Arex) a convite do projeto RIESAL e está disponível no link: http://erasmusplusriesal.org/es/contenido/la-dimension-internacional-de-la-educacion-superior-en-america-latina-y-el-caribe.

A segunda seção do material apresenta três casos de boas práticas de internacionalização universitária entre a Europa e a América Latina e o Caribe. Já a  terceira parte inclui uma descrição das associações latino-americanas que colaboram na promoção da internacionalização do ensino superior na região.


+ Educação