Unesp é a terceira melhor universidade do Brasil, aponta ranking BRICS 2019

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de outubro de 2018 às 16:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na América Latina, de 400 instituições avaliadas, Universidade Estadual Paulista vai da 34ª para 29ª posição

Um pioneiro na publicação do World University Rankings, o Quacquarelli Symonds (QS) lançou o BRICS University Rankings 2019 no último dia 17 de outubro, com mais de 400 universidades dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A sigla BRICS foi cunhada em 2001 como uma maneira de descrever as cinco economias em crescimento no mundo naquele momento. O ranking regional BRICS existe desde 2013 e foi desenvolvido pela QS em colaboração com a agência de notícias russa Interfax. Surgiu do desejo de destacar e acompanhar melhor os progressos realizados em cada um dos cinco países do BRICS no campo da educação superior e facilitar a comparação de universidades em nações que compartilham de semelhante dinâmica socioeconômica.

Sobre o ranking QS BRICS edição 2019, foi observado um aumento de mais de 100 instituições de ensino superior, das quais o Brasil teve a segunda maior entrada: foram 29 ingressantes. Dentre os países participantes, o Brasil é o terceiro em contingente, ficando atrás de Índia e Rússia. A Figura 1 mostra a distribuição das universidades avaliadas em 2017 e 2018. 

01grafico.jpg

Figura 1 – Distribuição das universidades avaliadas em 2017 e 2018 

É interessante destacar que a Unesp assumiu a 3ª posição entre as 90 universidades brasileiras avaliadas na edição 2019, subindo uma posição em relação à edição anterior. No âmbito da América Latina, das 400 instituições avaliadas, a Unesp foi classificada na 29ª, subindo cinco posições em relação ao ano anterior.

A Figura 2 mostra que, do conjunto das 12 instituições brasileiras melhores classificadas, a Unesp foi uma das únicas a ter melhora de classificação, tanto nacional quanto internacionalmente.

02grafico.jpg

Figura 2 – classificação as top 12 universidades brasileiras no Brasil e na América Latina

Sobre a metodologia

Ao manter a mesma metodologia nos últimos anos, é possível realizar uma análise diacrônica mais fiel aos dados, já que as variações são correspondentes somente ao desempenho da universidade.

Nesse contexto, salienta-se que alguns indicadores utilizados para classificar as universidades do BRICS são os mesmos usados ​​para criar o QS World University Rankings, enquanto outros são incluídos para refletir prioridades e desafios que são mais específicos para as universidades dos países do BRICS.

Abaixo, segue lista dos indicadores utilizados neste ranking. Entre parênteses, link para acesso ao detalhamento da captação e análise dos dados.

Reputação acadêmica – com base em uma grande pesquisa global de acadêmicos, esse indicador contribui com 30% para a pontuação geral de cada universidade. (http://www.iu.qs.com/university-rankings/indicator-academic/)

Reputação do empregador – com base em uma grande pesquisa global de acadêmicos, esse indicador contribui com 20% para a pontuação geral de cada universidade. (http://www.iu.qs.com/university-rankings/indicator-employer/)

Proporção de professores/alunos – uma medida de quantos funcionários acadêmicos em período integral estão empregados por aluno matriculado; no valor de 20% da pontuação total. (http://www.iu.qs.com/university-rankings/indicator-faculty-student/)

Docentes com doutorado – com base no percentual de docentes com doutorado; 10% da pontuação total. (http://www.iu.qs.com/university-rankings/indicator-staff-with-phd/)

Trabalhos por docente – uma medida do número de trabalhos de pesquisa publicados anualmente por docente; 10% da pontuação total. (http://www.iu.qs.com/university-rankings/indicator-citations-per-faculty/)

Citações por trabalho – uma medida de como os trabalhos de pesquisa citados com frequência de cada universidade são; vale 5% da pontuação total. (http://www.iu.qs.com/university-rankings/indicator-papers-citations/)

Corpo docente internacional – baseado no percentual de docentes que são estrangeiros; 2,5% da pontuação total. 9 http://www.iu.qs.com/university-rankings/indicator-international/)

Estudantes internacionais – com base na porcentagem de estudantes que são estrangeiros; 2,5% da pontuação total. (http://www.iu.qs.com/university-rankings/indicator-international/)

Importante destacar que, assim como outros rankings da instituição QS, o BRICS também embasa metade da avaliação aos questionários de reação, conforme mostrado na Figura 3. Ou seja: apesar de existir uma correlação direta entre os indicadores, aumentar o desempenho em indicadores como publicação não mostra direta melhora da universidade; entretanto, a qualidade da pesquisa tende a gerar enorme efeito pois dá visibilidade tanto ao corpo docente, quanto à própria universidade.

03grafico.jpg

Figura 3 – Distribuição dos pesos dos indicadores no ranking BRICS

Sobre o desempenho da Unesp
No seu desempenho, a Unesp tem mostrado certa regularidade, o que é esperado de uma universidade de ponta, bem estabelecida, atuante em diversas áreas do conhecimento, como é o caso de nossa instituição.

Ao longo dos últimos 5 anos, a Unesp teve uma melhora saindo da 36ª posição no ranking para a posição 29. Este desempenho é destacável se considerado que este período tem sido de grande instabilidade político-econômica no país, e mesmo assim, o alto nível e volume de pesquisa tem se mantido praticamente constante. Este desempenho é ainda mais destacável se considerado que o contingente de instituições avaliadas a cada ano aumenta, passando de 100 em 2013 para mais 400 na edição atual.

Independente do ano avaliado, a Unesp sempre se manteve entre as top 9% de todas as instituições avaliadas, mostrando que somos uma universidade de reconhecida pesquisa e reputação acadêmica.

A Figura 4 mostra a comparação dos indicações e da classificação da Unesp, nas últimas edições do ranking, para os BRICS (a) e Brasil (b). . Destaca-se que a Unesp mantem-se entre as melhores posições e teve melhoras nos indicadores de citação e internacionalização.

Dos indicadores avaliados, a Unesp apresentou melhora significativa em importantes indicadores quando comparado com o ano anterior. A reputação acadêmica saltou da 35ª posição para a 29ª, mostrando que o corpo docente e as pesquisas desenvolvidas têm sido reconhecidos pela comunidade acadêmica dos países envolvidos no BRICS, motivo este que reflete diretamente na internacionalização da universidade, como mostrado nos indicadores internacionais; a proporção de docentes/aluno mostra que o ensino tem sido de qualidade. Estes dois fatores são relevantes sobretudo se comparados com o número de docentes substitutos que têm atuado junto ao corpo docente para suprir as necessidades de ensino, em grande parte da graduação, devido a afastamentos e aposentadorias.

As quedas indicadas abaixo foram pequenas e localizadas, sendo importante destacar que em as pontuações na Unesp neste indicadores foram superiores em relação ao seu desempenho do ano anterior. 

04grafico.jpg

Figura 4  – Distribuição da classificação da UNESP no BRICS (a) e no Brasil (b), para as últimas duas edições do ranking

No plano da colaboração internacional, vemos na Tabela 1 que a Unesp tem grande colaboração com as 10 primeiras colocadas no ranking, inclusive muitas com grande quantidade de publicações em coautoria. A última coluna da tabela destaca que é de grande importância que as colaborações sejam mantidas, dado que o impacto de publicações conjuntas supera, e em muito, o impacto individual da Unesp.

Na parte inferior da Tabela 1, observam-se as 10 primeiras colocadas do Brasil. É visível a atuação da Unesp junto à USP e Unicamp, porém, apesar da alta publicação em coautoria, observa-se que o impacto não é muito superior ao individual da Unesp.

05grafico.jpg

Fonte: Scival/Scopus – 2015 a 2017

Acesso ao ranking completo:
https://www.topuniversities.com/university-rankings/brics-rankings/2019

Notícias relacionadas ao QS BRICS 2019
https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-universidade-brasileira-mais-bem-classificado-no-ranking-do-brics/

https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/10/18/unicamp-permanece-entre-20-melhores-do-brics-e-e-lider-no-brasil-em-ciencias

Grupos Parceiros da Comissão Institucional de Rankings da Unesp:

06imagem.jpghttps://www.rederankintacs.org/

07imagem.jpg

http://metricas.usp.br/

Visite a página da Comissão de rankings da Unesp
https://www2.unesp.br/portal#!/rankings

Projetos em andamento

No momento, a Comissão de Ranking trabalha juntamente com a equipe do Projeto FAPESP indicadores para desenvolvimento de indicadores de impacto social da Universidade (https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/97010/indicadores-de-desempenho-nas-universidades-estaduais-paulistas/), os quais tem sido alvo de recente pesquisas e debates em todo o mundo, dado o papel importante das Universidades na sociedade.

Para os iniciantes no assunto, convidamos à conhecer uma recente ferramenta da SCOPUS que visa demonstrar o impacto da pesquisa nas redes sociais: o PlumX Metrics.

08imagem.jpg

https://plumanalytics.com/learn/about-metrics/


+ Educação