Unesp avança em ranking e fica entre as 4 melhores universidades do Brasil

Universidade sobe do sétimo para o quarto lugar entre as instituições brasileiras no CWUR

Postado em: em Educação

​Um dos mais importantes rankings universitários internacionais, o Center for World University Rankings (CWUR) apontou um salto da Unesp entre as instituições de ensino superior do Brasil.

A Unesp subiu três posições no ranking nacional e passou a ser a quarta mais bem avaliada do país em 2019, sendo a universidade que mais se destacou entre as brasileiras situadas no topo desta edição do ranking (2018-2019). Antes, a Universidade ocupava a sétima posição nacional.

Na América Latina, a Unesp é a sexta mais bem avaliada. No ranking mundial, ocupa a 372ª posição.

Conforme observado na Tabela A (abaixo), as universidades estaduais públicas do Estado de São Paulo mostraram sua supremacia tanto dentro do Brasil quanto na América Latina, posicionadas nas primeiras colocações do Ranking CWUR. 

TAB A – Top 10 Universidades da América Latina em 2019

World Rank

Latin America

National Rank

Instituição

País

77

1

1

University of São Paulo

Brasil

293

2

1

University of Buenos Aires

Argentina

298

3

2

Federal University of Rio de Janeiro

Brasil

325

4

1

Pontifical Catholic University of Chile

Chile

360

5

3

University of Campinas

Brasil

372

6

4

UNESP, São Paulo State University

Brasil

384

7

2

University of Chile

Chile

398

8

5

Federal University of Rio Grande do Sul

Brasil

406

9

6

Federal University of Minas Gerais

Brasil

442

10

7

Federal University of São Paulo

Brasil

Histórico do ranking CWUR

Nas suas duas primeiras edições, 2012 e 2013, foram classificadas as cem melhores universidades do mundo no ranking CWUR. A partir de 2014, esse número foi ampliado para 1.000 universidades. Apenas a partir desse momento que as universidade brasileiras passaram a figurar na classificação, chegando a 20 representantes em 2018/2019.

Figura A – Relação da quantidade de universidades classificadas no mundo e no Brasil
cwur_ranking.jpg

Os EUA confirmaram sua liderança mundial com 213 universidades no Top 1000, seguido por China (108), Reino Unido (62), França (58) e Japão (56). Alemanha (54), Itália (45), Espanha (38), Coréia do Sul (35) e Canadá (28) formam os dez países com maior número de representantes. Completam a lista Austrália, com 25 universidades, e Brasil, que figura na 12ª posição com 20 integrantes.

Figura B – Top 12 países com maiores representantes no Ranking 2019
cwur_ranking_a.jpg

Na América Latina, além do Brasil, os países que tiveram universidades classificadas neste ranking são Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.

O Brasil, com 20 universidades selecionadas, foi seguido de Chile, com quatro representantes, Argentina e Colômbia, com três, e Uruguai, com uma, totalizando 31 universidades da América Latina.

Brasil no Ranking CWUR
Dentre as melhores universidades do Brasil, a Unesp foi aquela que mais se destacou na última edição do ranking, subindo da sétima para a quarta colocação, conforme reportado na Figura C (abaixo).  Até esta última edição do ranking praticamente não havia variação na classificação das primeiras universidades do Brasil.

cwur_ranking_c.jpg

De modo a analisar as condições que levaram a Unesp a esta evolução no âmbito nacional e mundial, verificaram-se os indicadores que mais influenciaram esta melhora. A Tabela B (abaixo) apresenta as posições da Unesp em todas as edições do Ranking CWUR em que a Universidade figurou.

Historicamente, observa-se que a Unesp sempre foi classificada na mesma posição nacional, variando pouco de um ano para o seguinte no ranking mundial --oscilou da 683ª colocação em 2014 à 623ª posição em 2017.

A título de comparação, sem valor estatístico nesta abordagem, observou-se a média das posições da Unesp em cada indicador e ficou evidente que a melhora da Universidade deu-se principalmente por causa dos indicadores Research Output e Quality of Publications, ambos destacados em verde da Tabela B.

Tabela B – Indicadores da Unesp no ranking CWUR

O resultado observado nestes dois indicadores do CWUR vai ao encontro do propósito da atual gestão da Unesp, que é posicionar a Universidade mundialmente como uma instituição de prestígio, com reconhecidas pesquisas e desenvolvimento de conhecimento.    

O indicador Research Output é relacionado ao quantitativo de publicações da Universidade. Nele, a Unesp saiu da 357ª posição para a 128ª colocação. O indicador Quality of Publications mensura a parte qualitativa dessas publicações, estando relacionado à parcela de publicação presente nos top journals --as mais destacadas publicações de cada área. Nesse indicador, a escalada da Unesp também foi bastante significativa, subindo da 630ª para 347ª posição.

Leiden Ranking
O avanço da Unesp no CWUR reforça a evolução também indicada recentemente pelo CWTS Leiden Ranking, que também é reconhecido mundialmente pela sua forte vertente acadêmica de avaliar universidades.

Neste ranking, a Unesp foi classificada como a segunda melhor universidade brasileira em número de publicações, contabilizando 6.325 trabalhos indexados no período de 2014 a 2017, o que a coloca na 138ª posição no mundo.

De modo a avaliar este resultado, tomemos como comparação a Harvard University, primeira colocada no Leiden Ranking: sua produção foi de 33.118 trabalhos. Em relação a este valor, a Unesp representa quase 20% em número de trabalhos. Harvard possui cerca de 2.400 membros do corpo docente e aproximadamente 20 mil alunos. Na Unesp, são mais de 50 mil alunos para um corpo docente com pouco mais de 3.000 professores.

Além da grande diferença no número de alunos, é importante destacar que a Unesp tem 43 anos de existência, ainda considerada uma jovem universidade (menos de 50 anos), enquanto Harvard é a mais antiga universidade dos Estados Unidos, com 383 anos --foi criada no ano de 1636.

Os dados confirmam que Unesp é uma universidade que, apesar jovem, consegue combinar ensino de excelência e pesquisa de qualidade, com alto grau de comparabilidade e competitividade com universidades tradicionais. 

Sobre os indicadores do CWUR
O Center for World University Rankings (CWUR) publica o único ranking universitário global que mensura a qualidade da educação e formação de estudantes, bem como o prestígio dos membros do corpo docente e a qualidade da sua pesquisa sem depender de pesquisas de reputação e submissões de dados por parte das universidades.

O CWUR usa sete indicadores objetivos e robustos para classificar as 1.000 melhores universidades do mundo:

  1. Qualidade da Educação (Quality of Education), medida pelo número de ex-alunos (alumni) de uma universidade que ganharam grandes prêmios internacionais, prêmios e medalhas em relação ao tamanho da universidade (15%)
  2. Emprego de egressos (Alumni Employment), medido pelo número de ex-alunos (alumni) de uma universidade que ocuparam cargos de CEO nas maiores empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade (15%)
  3. Qualidade do corpo docente (Quality of Faculty), medido pelo número de acadêmicos que ganharam grandes prêmios internacionais, prêmios e medalhas (15%)
  4. Pesquisa (Research Output), medido pelo número total de trabalhos de pesquisa (15%)
  5. Publicações de Qualidade (Quality Publications), medidas pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em revistas (journals) de primeira linha (15%)
  6. Influência (Influence), medida pelo número de trabalhos de pesquisa que aparecem em periódicos altamente influentes (15%)
  7. Citações (Citations), medidas pelo número de artigos de pesquisa altamente citados (10%)

Para a abordagem técnica dos indicadores, a instituição CWUR indica a leitura do artigo: https://cwur.org/methodology/preprint.pdf

Sobre o Ranking CWUR de universidades
O Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR) é uma organização líder em consultoria que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.

Publicado desde 2012, o Ranking CWUR começou como um projeto na Arábia Saudita com o objetivo de classificar as cem melhores universidades do mundo. Em 2014, foi expandido para listar as 1.000 melhores entre 18 mil universidades de todo o mundo, tornando-se o maior ranking acadêmico de universidades globais.

Mais informações: https://cwur.org/about.php.

Ranking CWUR de disciplinas
Em 2017, o CWUR Subjects fez sua primeira publicação relacionada a áreas específicas, classificando as dez primeiras colocadas ao redor do mundo.

Por esse recorte, são classificadas as principais universidades do mundo em 227 categorias de assunto, com base no número de artigos de pesquisa em periódicos de primeira linha. Os dados são obtidos da Clarivate Analytics.

A Unesp foi classificada como a quarta melhor universidade do mundo na área de DENTISTRY, ORAL SURGERY & MEDICINE. Veja mais no link: https://cwur.org/2017/subjects.php


Artigos Relacionados