Umidade relativa do ar continua caindo em Franca: nesta terça, 05, chega a 43%

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de maio de 2020 às 21:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com índice mais baixo, previsão indica clima ainda mais seco hoje na cidade, com forte sensação de “abafado”

A terça-feira, 05 deverá ser ainda mais quente em Franca. E para completar, a previsão do Climatempo indica ainda que a umidade relativa do ar segue caindo na cidade.

Hoje, por exemplo, o percentual deve chegar a 43%, o que torna o clima ainda mais seco e abafado, o que pode prejudicar a saúde, principalmente das vias aéreas.

Por que a umidade do ar afeta nosso organismo? Você pode prever que o clima está ficando seco mesmo sem ser vidente.

É que sua garganta ficará irritada, o nariz pode sangrar e se você tiver doenças respiratórias (como rinite e asma) elas vão aparecer, além de dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada.

O Ministério da Saúde explica que a baixa umidade do ar afeta diretamente nossa hidratação e dificulta todo o funcionamento do nosso organismo, uma vez que a água é fundamental para “todas as células do organismo, regula nossa temperatura e funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, transporta nutrientes e lubrifica as mucosas”.

Resumindo, o corpo fica com menos água para trabalhar e todas as funções que dependem do líquido podem ser afetadas, deixando o organismo mais vulnerável. 

A baixa umidade do ar resseca nossas vias aéreas e compromete a produção de muco no nariz, por exemplo, o que pode facilitar a entrada de vírus e bactérias e facilitar o contágio de doenças.

Além da umidade do ar mais baixa, a terça-feira será marcada pelas altas temperaturas: a máxima fica em 29ºC e a mínima em 15ºC.

O sol também predomina durante todo o dia, podendo ficar encoberto por algumas nuvens em alguns momentos do dia. Não há probabilidade de chuvas hoje.


+ Tempo