Uma das paixões nacionais, cerveja pode ser inspiração na hora de decorar

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de novembro de 2017 às 14:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com criatividade é possível adequar a decoração do espaço, levando a paixão do cervejeiro em conta

Apaixonado por aquela cervejinha? Que tal levar essa paixão para dentro de sua casa? Afinal, na hora de decorar uma casa ou um apartamento é comum buscar móveis e adereços que combinem com a personalidade do morador. “Com criatividade, é possível adequar o décor ao gosto do cervejeiro, deixando o espaço agradável para toda a família”, garante a designer de interiores Márcia Nunes Leal.

Com o crescimento do mercado de cervejas artesanais, aumentou o número de apreciadores desse universo, que estudam ou até mesmo produzem a bebida em casa. E muitas dessas pessoas projetam o estilo cervejeiro na decoração de seus lares. Entre as sugestões para decorar o lar de apaixonados pela “loira gelada”, ela indica cristaleira para taças de cerveja, fogareiro para caldeirões, torneira da pia adaptada para lavar utensílios, geladeiras, aparador/bar, decoração temática da bebida, entre outros. “É interessante pensar em um espaço versátil e moderno, que permita a integração dos convidados em todos os ambientes”, frisa.

Outros instrumentos também podem ser utilizados, como armários para coleções de garrafas ou taças, quadros para tampinhas ou placas vintage com frases relacionadas à bebida. As lojas especializadas e sites cervejeiros estão repletos de itens que podem compor o visual dos apaixonados pela bebida, desde camisetas e bonés, até peças úteis como os abridores de garrafa personalizados e gadgets curiosos. “Além dos locais focados na cerveja, dá ainda para garimpar coisas como caixas de cervejarias que podem combinar muito bem com a decoração da casa”, completa Márcia.

Itens estilosos

Entre os itens estilosos encontrados facilmente no mercado, os copos têm um espaço especial. Além de úteis, são belas peças de decoração. Com seus diversos estilos, tamanhos e desenhos, eles embelezam a cristaleira ou estante de qualquer cervejeiro. E alguns – como os grandes copos de Weizen para três litros de cerveja, o copo alemão em formato de bota ou as belas canecas decoradas de festivais – são ótimos para compor o ambiente cervejeiro da casa. Nessa linha, A designer de interiores diz que os abridores de garrafas também podem servir como decoração. “Há uma série de formatos, desde os mais simples até trabalhados com logos de cervejarias, além dos curiosos, como os de madeira com um prego ou parafuso na ponta e os magnéticos de parede”, destaca.

Outra dica bacana é utilizar as paredes para incrementar o visual da casa. Muitas cervejarias possuem placas com logotipo, anúncios icônicos e mascotes. Há muitas opções para serem compradas em lojas especializadas e sites, mas também é possível caçar alguns em brechós e feirinhas de rua.

E se a ideia e levar essa paixão para dentro de casa, que tal investir nos engradados de cerveja, geralmente usados pelas empresas para levar garrafas para os pontos de venda e para armazená-las enquanto não forem consumidas? “Eles também podem ser uma ótima peça de decoração, servir como mesinha de centro ou para dar aquele toque cervejeiro em casa. Há tanto os das cervejarias, quanto alguns mini engradados que são vendidos por lojas e sites especializados na bebida”, orienta a designer de interiores.

Como se vê, é mais fácil do que você imagina entrar no clima e dar muita personalidade a seu lar e garantir um local especial para receber os amigos!