​Um só propósito: amar ao próximo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de junho de 2016 às 09:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os tempos são difíceis. O amor ao próximo parece que vai raleando. Mas, graças ao bom Deus, que os corações de muitos ainda se mantêm aquecidos e como rios de graça, misericórdia e justiça que fluem para alcançar os necessitados.

Isso é o que pode ser demonstrado no Encontro Pela Unidade dos Cristãos, realizado no dia 01 de junho, na câmara Municipal de Franca. O tema do encontro da noite foi: Chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor (1Pe 2:9) e contou com as seguintes participações: Padre Marcio Rigoli (Criação); Pastora Mirian de Carvalho (Família), Dom Diocesano (Participação) e Pastor Junior de Carvalho (Misericórdia)

Um evento importante nos dias atuais em que, principalmente no cenário político e civil, o que impera é a guerra, como se fosse uma guerra de torcidas. Um FLA X FLU, mas no campo da política, com eleitores brigando não pelo mais limpo, pelo que é justo e verdadeiro, mas pelos sujos, pelo que é corruptível, pelo que rouba menos.

Uma briga em que a intolerância vem sendo a bandeira de muitos, mesmo do que pregam contra a intolerância, seja ela de caráter religioso, de raça, de gente, de situação econômica. O amor, como disse bem Jesus, no fim dos tempos, iria se esfriar. “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12).

Quanto vale um abraço de misericórdia?

O pastor Junior Carvalho, amigo deste colunista, trouxe uma mensagem tocante aos que ali estiveram presentes. Você pode conferir pequenos trechos no lindo vídeo abaixo. Ele usou em suas palavras o versículo de Lucas 6:36, que diz: Sede misericordiosos para com os outros, assim como Deus é misericordioso para convosco.

O mundo hoje está um caos. Olhemos para o oriente médio. Olhemos para as comunidades carentes dos grandes centros. Olhemos para as famílias brasileiras, onde vemos na TV notícias de pais contra filhos, filhos contra pais. A vida perdeu o sentido. A morte é apenas mais uma rotina da vida de muitos brasileiros. Não nos indignamos mais, apenas quando há um estrupo coletivo. Apenas quando há uma tragédia de proporções grotescas e bizarras. Apenas quando uma pessoa da Globo é atingida por um comentário racista. Um morto, ali na esquina, não faz mais sentido pra muitos. Um negro sendo espancando na comunidade não vale nada. Uma pessoa sendo morta inocentemente pela polícia é só mais uma notícia quente para programas como o do Datena e o do Marcelo Resende.

Mas que todos nós possamos reconhecer, saber e praticar ações de misericórdia. “Um abraço de misericórdia pode mudar a história de muitas vidas”, como bem disse o pastor Junior. O amor e a graça, quando estendidos ao próximo, têm muito efeito. Ou praticamos o verdadeiro amor ou veremos o ódio imperar.

Precisamos nos unir pelo e para o evangelho verdadeiro, justo e anunciar – em todo tempo e fora do templo – as boas novas de Cristo aos pobres e necessitados. E acolher, com amor, o nosso próximo


+ zero