Um milhão de brasileiros sofrem queimaduras a cada ano, mostra Ministério

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de junho de 2017 às 15:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Crianças e pessoas de baixa renda são as maiores vítimas de queimaduras, mostram os dados

Cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil a cada ano, de acordo com informações do Ministério da Saúde. As maiores vítimas, segundo a pasta, são crianças e pessoas de baixa renda.

O Sistema Único de Saúde (SUS), no período entre 2013 e 2014, registrou mais de 15 mil casos de internações por queimadura em crianças com idade entre 0 e 10 anos. 

Centros de Treinamento especializado para esse tipo de lesão estão espalhados pelo País. Clique aqui e confira a relação

Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros. No caso das crianças, se a queimadura atingir 10% do corpo, há risco de morte. Já em adultos, o risco existe se a área atingida for superior a 15%.

Tipos

Existem três tipos de queimadura, classificados de acordo com a causa. Queimaduras térmicas são aquelas provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol. Já as químicas são provocadas por substância química em contato com a pele ou mesmo por meio das roupas. As queimaduras por eletricidade são provocadas por descargas elétricas.

Essas lesões também são classificadas segundo a profundidade. Aquelas de 1º grau atingem apenas as camadas superficiais da pele. Os sintomas são vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem formação de bolhas.

As de 2º grau são mais graves e atingem as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, desprendimento de camadas da pele e possível estado de choque.

O tipo mais grave são as queimaduras de 3º grau, que atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.

Primeiros socorros: o que fazer

Queimaduras de todos os tipos que atingem grandes extensões do corpo requisitam cuidados médicos urgentes e imediatos. Para lesões de menor gravidade em pequenas porções do corpo, alguns cuidados são recomendados.

Deve-se colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

Em nenhum caso, deve-se tocar a queimadura com as mãos, furar bolhas, descolar tecidos grudados na pele queimada ou retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado.

Também não se deve aplicar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura. Consulte um médico sobre quais medicamentos devem ser aplicado sobre o local afetado e qual o tratamento mais adequado.


+ Saúde