UM MERCADO COM MUITOS DESAFIOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de setembro de 2017 às 13:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Após as comemorações do Dia do Profissional de Educação Física na última sexta feira, dia 01 de setembro, vou falar sobre algumas curiosidades desta área e retratar um pequeno panorama deste mercado, que está em plena expansão no país.

Atualmente o Brasil é o segundo maior mercado fitness do mundo, ficando atrás apenas dos EUA. Isso se deve não somente ao grande número de academias, mas também a produção científica brasileira que vem se destacando nas publicações nacionais e internacionais. Além disso, o Brasil é um protagonista nesta área, pois é o primeiro (e até agora, o único) país do mundo a regulamentar a profissão, ou seja, somente aqui é exigido um diploma de curso superior para atuação em Educação Física.

O reflexo disso é que os profissionais brasileiros são referência mundial tecnicamente falando, pois nos outros países são formados apenas instrutores, com alguns cursos de poucas horas em diversas áreas. Portanto, você vai encontrar lá fora alguém que saiba manusear os aparelhos de musculação, depois outra pessoa para prescrição de treino, outro instrutor para periodização do treinamento, outra pessoa para ministrar alguma aula e etc.

Apesar desse protagonismo todo, o Brasil ainda tem muitos desafios a enfrentar, e o principal é fazer a população vencer o sedentarismo. Apenas 3,9% da população brasileira faz exercícios regularmente, seja em academia ou com personal e etc. E o que se vê hoje em dia são as empresas disputando esta parcela e esquecendo dos outros 96,1% que não treinam regularmente. Muitas pessoas acham que exercício está ligado a performance em academia, o que é um grande engano. A adoção de hábitos saudáveis, como caminhar ou trocar o elevador pela escada já oferece, conforme alguns estudos, benefícios relevantes para a saúde. Portanto, ter uma vida saudável é uma questão de mudança de comportamento, e não necessariamente ter alta performance em treinos ou aulas.

Outro grande vilão desse desafio são os aparelhos eletrônicos, como tablets e smartphones, e isso reflete principalmente nas crianças, onde o ambiente escolar não está favorável para a prática de atividade física. Um retrato disso é que 60% das escolas públicas brasileiras não tem uma estrutura básica para aulas de educação física, como uma quadra por exemplo. E ainda, o tempo destinado para esta disciplina está longe do ideal. Enquanto que nos outros países, as escolas oferecem mais de 10 horas semanais de educação física, as escolas brasileiras oferecem, em média 100 minutos semanais. Ou seja, nossas escolas estão formando várias gerações de atletas de fim de semana, o que pode ser muito perigoso.

Um reflexo disso está nos números da obesidade no Brasil. De acordo com alguns levantamentos, 50% dos adultos e 15% das crianças apresentam algum tipo de obesidade (sobrepeso é também chamado de obesidade leve ou obesidade grau 1).

Adotar hábitos saudáveis é uma questão de saúde pública!! Vamos mudar essa realidade? Conte comigo pro que precisar e se você quiser saber como eu posso te ajudar, basta entrar em contato por e-mail (clique aqui), pelo Facebook (clique aqui), pelo Instagram (clique aqui) ou pelo YouTube (clique aqui).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes