Um domingo musical…

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 13 de dezembro de 2015 às 08:22
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

SINATRA, “A LENDA”,  COMPLETARIA 100 ANOS !


FRANCIS ALBERT SINATRA nasceu na cidade de Hoboken, New Jersey, EUA,  em 12 de dezembro de 1915. Filho de imigrantes italianos, virou FRANK SINATRA e veio a tornar-se um dos maiores e mais influentes nomes do cenário artístico mundial do Século XX.

Cantor, começou ainda na adolescência, vindo a trabalhar nos anos 40 como “crooner” de orquestra (inclusive nas de Harry James e Tommy Dorsey) e, sem nenhum treinamento formal, isto quer dizer, aprendeu “de ouvido”,  desenvolveu estilo próprio e altamente sofisticado. Incursionou pela música popular e pelos standards do Great American Songbook, transformando-se em verdadeira celebridade , tanto no meio  pop quanto no jazz.

Ator, fez mais de 60 filmes e levou o Oscar de melhor ator secundário pela performance em “A Dois Passos da Eterninade”, em 1953 e nomeação para Oscar de melhor ator pela atuação em “O Homem do Braço de Ouro”, de 1955. Foi também produtor e diretor.

Como apresentador de TV, ganhou uma estrela da “Calçada da Fama”.

Frank Sinatra inspirou muita gente. Covers , aos montes. E embalou um sem número de romances, mundo afora.

Apesar de muitas gravações como integrante das orquestras citadas acima e de muitas outras como cantor solo, em discos de 78 RPM, seu primeiro álbum só foi lançado em 1946, “The Voice of Frank Sinatra”, alcançando o 1º lugar na parada da revista Billboard.

Mas, o primeiro disco gravado,”de verdade”, nunca chegou ao conhecimento do grande público. Tentando uma vaga num grupo iniciante, Frank compareceu ao estúdio onde o conjunto faria sua primeira gravação e, vencendo pela insistência, colocou sua voz então classificada como imatura e esganiçada, naquele disco que hoje é considerado uma relíquia da infância da tecnologia. Uma das mais valiosas peças da história da música e impedido de ser liberado para divulgação ou comercialização, o disco ainda está guardado em segurança por determinação judicial.

O astro teve altos e baixos na carreira. Em 1950, o falecimento do publicitário e seu grande incentivador  George Evans, somado a escândalos que trouxeram uma crise conjugal, motivaram uma hemorragia na garganta que resultou em perda de voz. Abalado emocionalmente, Sinatra simplesmente “sai de cena”, só retornando em 1953. Daí em diante, retomou o caminho do sucesso pra não mais fracassar.

Entre seus grandes hits musicais podemos destacar  Fly Me To The Moon, Night And Day, My Way, The World We Knew, Something Stupid (com sua filha Nancy), Strangers in The Night, Let Me Try Again, I’ve Got You Under My Skin, a antológica New York New York, e muitas outras canções.

Em 1980 esteve no Brasil apresentando-se no Estádio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, quando reuniu mais de 170 mil pessoas. Tal fato levou o evento para o “Guinnes Book Of Records”.

Ao longo da carreira fez shows e gravou com  parceiros de grande importância , como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughn, John Denver, Dean Martin, Sammy Davis,Jr. e Antônio Carlos Jobim, sem contarmos aqueles convidados nos dois “Duets”, CDs gravados em 1993 e 1994, sendo este o 59º e último trabalho em estúdio do artista.

“The Voice” ou “Ol’ Blue Eyes”, neste dia 15 de dezembro teria completado 100 anos !

Faleceu em Los Angeles em 14 de maio de 1998, aos 82 anos.

TEM  GENTE BOA NA NOITE DE FRANCA !


Noite dessas tomamos assento num recanto muito gostoso da cidade, acompanhados de um amigo visitante, preocupados com o “cardápio” musical que acompanharia nossos beliscos e cevas…Como já relatei aqui, nossos ouvidos, após a entrada nos “enta” ficam mais sensíveis e seletivos. Não é qualquer bagulho sonoro que eles aceitam, rsss… Pois bem, qual não foi a nossa grata surpresa quando teve início a “parte musical” da noite por conta de ninguém mais, ninguém menos, que nosso brother Joaquim NETO ! Figura ímpar. Calejado na noite, talentoso, versátil, simpático e muito competente. Ao final, até nos convidou pra uma “canjinha” e rolou de Beatles e Roberto Carlos… Quero deixar aqui minha reverência e meu fraternal abraço ao especial amigo NETO. Talento da música de Franca- SP- Brasil !!!

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Homenagem : “ Frank Sinatra-100 anos”. Mas tem também  Michael Bublé, Anthony Strong, Steve Tyrell, Gladys Knight, Tony Bennet, Luther Van Dross e  Tom Jobim. Escuta lá : domingo às 10h com reprise sábado às 9 da manhã na Rádio Mais Brasil FM 101,3 Mhz. No nosso site tem os endereços e horários do programa nas Web Rádios : www.benychagas.com.br.

Não abro mão de sua companhia. Até..!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero