Um destes 5 hábitos pode ser o motivo pelo qual seu metabolismo está lento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de outubro de 2019 às 09:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre 40 e 60 anos as pessoas perdem cerca de 200 g de músculos e ganham cerca de 600 g de gordura por ano​.

​O metabolismo refere-se ao processo de quebra dos alimentos e a transformação deles em energia para o corpo humano, através da digestão e eliminação de resíduos. 

O Metabolismo Global é responsável por todas as transformações bioquímicas que ocorrem dentro de uma pessoa ou organismo vivo, sendo dividida em duas etapas.

A primeira parte é chamada de “Catabolismo”, que é o processamento dos alimentos para a geração de energia ao corpo.

A outra etapa é chamada de “anabolismo”, onde o corpo da pessoa utiliza o alimento, a fim de reparar ou construir as células.

FALTA DE SONO

Dormir de 7 a 9 horas todos os dias é prioridade para manter o metabolismo sempre firme. Ficar acordado noite após noite dificulta a produção de energia, o que pode contribuir com o surgimento de diabetes e obesidade.

O que fazer: tente o método por uma semana e veja como você sente. A diferença será enorme.

MUITO LÍQUIDO

Sem água o metabolismo pode entrar em pane. Segundo o portal estrangeiro Web MD, alguns estudos demonstram que ela ajuda o corpo a queimar mais energia e ajuda na perda de peso. 

Em qualquer temperatura, água também promove saciedade e auxilia a comer menos.

Como chegar lá: uma forma de atingir as metas de água é adicionar à dieta alimentos que são ricos em água, como melancia e pepino.

MEDICAMENTOS

Algumas drogas podem diminuir o ritmo do metabolismo. Entre elas as principais são os antidepressivos e alguns tipos de anti-psicóticos usados para tratar a esquizofrenia. 

Outras medicações também podem ter o mesmo efeito, como remédios para diminuir o batimento cardíaco.

O que fazer: converse com seu médico caso seus remédios sejam um problema. Talvez existam opções sem o efeito colateral.

MUDAR O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES

Quando você come é tão importante quanto o que você come. Pular refeições ou comer uma algo rápido pode criar um jet lag metabólico. 

Mudar os horários das refeições pode criar um pandemônio no seu metabolismo e ainda aumenta o risco de doença cardíaca.

O que fazer: disciplina. Escolha um horário para as refeições e mantenha-os.

HORMÔNIOS

Mudanças hormonais podem frear o modo como seu corpo usa energia, tornando mais fácil ficar cansado. O hormônio do estresse pode desequilibrar essa balança.

Algumas condições, como ter a glândula tireoide hiperativa ou hipoativa ou diabetes, podem afetar o metabolismo. Hormônios relacionados ao estresse também podem retardar o funcionamento metabólico.

O que fazer: no caso de doenças crônicas, seguir o tratamento à risca é o ideal. Controlar o estresse também pode ajudar a normalizar o balanço hormonal.


+ Saúde