Ubiali tenta derrubar o presidente do PSB de Franca e inicia uma crise

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de março de 2018 às 05:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ex-deputado tentou “trocar” o presidente eleito nos bastidores e revoltou vários filiados do partido

Ex-deputado federal, assessor direto do vice-governador do Estado de São Paulo, médico reconhecido e homem experiente, ​Marco Ubiali se precipitou em uma jogada política e causou uma crise interna em seu partido, o PSB.

Ubiali tentou destituir, no “tapetão”, o presidente eleito do diretório de Franca, Rodrigo de Paula, o Soró, e colocar em seu lugar sua assessora, a jornalista Ana Kraus. A manobra não está sendo bem vista pelos filiados, que estão bastante irritados com Ubiali.

A tentativa ocorreu na última semana, quando Rodrigo foi informado que havia um pedido de Ubiali de alteração na chapa que foi eleita há meses em Franca mas ainda não foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, estrategicamente, pelo vice-governador Márcio França, que está escolhendo a dedo os comandantes dos diretórios regionais de forma a fomentar sua candidatura a governador, em outubro.

Ubiali queria trocar as funções do presidente Rodrigo e da secretária Ana Krauss; ele seria registrado no TRE como secretário e Ana como presidente, a despeito, por exemplo, dos quatro vice-presidentes eleitos, entre eles o ex-vereador Vergara.

Ao tomar conhecimento da ação, Rodrigo entrou em contato com os membros da Executiva do partido e vai discutir o assunto em reunião extraordinária do partido nos próximos dias. 

Procurado pela reportagem do Jornal da Franca, Rodrigo afirmou que não vai se manifestar e que o problema será resolvido internamente.

Ele apenas afirmou que deverá se licenciar do cargo, nas proximidades das eleições, para trabalhar na coordenação regional das candidaturas do PSB, entre elas, a do seu chefe direto, o deputado estadual Adílson Rossi, de quem é assessor legislativo.

Aliás, essa foi a surpresa de Ubiali. Apesar de amigo pessoal do vice-governador, Ubiali não contava que Rodrigo Soró também tinha “costas quentes” no partido. 

Adílson Rossi deverá tratar da manobra de Ubiali diretamente com Márcio França e o assunto foi levado também por outro assessor influente de Rossi, César Vilela, que também tem vínculo pessoal com o vice-governador Márcio França.

Os filiados não gostaram da manobra de Ubiali e a insatisfação, segundo alguns deles, ouvidos “em off” pela reportagem, será explicitada na próxima reunião. 

Ubiali é virtual candidato a deputado federal pelo PSB de Franca e a situação poderá prejudicar, internamente, o seu nome.


+ Política