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Após maratona de atendimentos, lojistas retomam normalidade e fazem contas
Este sábado deverá ser marcado por movimentação no setor comercial não pelas vendas, mas pelas trocas de presentes recebidos durante o período natalino que não caíram no gosto dos presenteados ou não estão adequados para o uso.
Todos os anos os comerciantes e as grandes redes costumam treinar funcionários justamente com o fim de atender os clientes e cumprir com as trocas dentro do que prevê a legislação doconsumidor.
Normalmente é exigido o cupom ou nota fiscal no momento da troca, mas no período pós-natal, como a maioria dos atendimentos do gênero se trata de troca de presentes. os estabelecimentos por cortesia fazem as trocas desde que a embalagem não esteja violada ou as etiquetas retiradas.
Algumas lojas adotam o cupom de troca, uma espécie de nota fiscal emitida sem valor para o caso de o presenteado não gostar do presente, se tiver defeito ou o mesmo não lhe servir, basta se dirigir à loja com o cupom para a troca seja efetivada.
Um detalhe importante é que alguns produtos não são trocados. É o caso por exemplo de peças íntimas. Outra situação em que a troca não é realizada é quando a embalagem estiver violada ou se o produto apresentar defeito em razão de quedas ou mau uso.
Caso não houver um acordo entre o lojista e o consumidor, o mesmo poderá procurar o PROCON, que fica localizado no Parque do Trabalhador e mantém um posto de atendimento no Centro, junto ao restaurante popular Bom Prato.