Tribunal Regional Eleitoral testa urnas para provar transparência nas eleições

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de outubro de 2018 às 06:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipamentos de seções de São Paulo e também do interior foram testadas para comprovar lisura

​O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou na manhã deste sábado (06) cerimônia pública de sorteio de urnas eletrônicas para auditoria. 

O evento foi organizado no Plenário da Corte e contou com a participação do presidente do Tribunal, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, e do presidente da Comissão de Auditoria, des. Silmar Fernandes.

“As auditorias revelam a fidedignidade e transparências das urnas eletrônicas”, afirmou o presidente do TRE. “As urnas não têm contato externo à Internet, o que traz uma proteção muito grande. Não temos conhecimento de qualquer incidente negativo que desmereça a votação eletrônica”.

São duas formas de auditoria. Para a realização da auditoria de urnas eletrônicas sob condições normais de uso, foram sorteados cinco equipamentos: foram levadas para o Tribunal, ainda neste sábado, uma urna da capital (Vila Formosa), uma de Taboão da Serra, uma de São Caetano do Sul e outras duas do interior (Mococa e Santa Fé do Sul). Esses aparelhos já estavam lacrados e instalados nas respectivas seções eleitorais e serão substituídos por outros de contingência.

A verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, por sua vez, é uma novidade trazida pela Resolução TSE nº 23.574/2018. Para esse procedimento, foram sorteadas dez urnas, cujos programas foram auditados neste domingo, antes da abertura do horário de votação, entre as 7h e 8h (de Brasília).

Os equipamentos localizam-se nos cartórios de Nhandeara, Socorro, Pirassununga, Serra Negra, São Paulo, Avaré, Campinas, Botucatu, Vinhedo e São José do Rio Preto.


+ Política