Tribunal do Trabalho da 15ª Região, que abrange Franca, vai abrir concurso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de março de 2018 às 16:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O concurso terá vagas para técnicos e analistas tanto de nível médio
como superior, respectivamente

​É grande a expectativa de realização do concurso do Tribunal do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas(Concurso TRT 15). Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 1º de março, o extrato de contrato que confirma a Fundação Carlos Chagas como organizadora do concurso. O próximo passo será a divulgação do edital.

O certame contará com oportunidades para técnicos e analistas, com exigência de nível médio e superior, respectivamente. O edital de concurso do TRT 15ª Região para o interior do Estado de São Paulo é considerado urgente, já que o órgão tem nada menos que 129 cargos vagos. 

O maior quantitativo do déficit é para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, com 66 postos vagos, seguido das funções de Analista Judiciário – Área Judiciária (26), Oficial de Justiça (18), Técnico Judiciário – Área Segurança (09),  e Técnico Judiciário – Enfermagem (02).  

As vacâncias são por aposentadorias, exoneração, falecimento e demissão.

Contrato assinado com a FCC deixa edital ainda mais próximo

A jurisdição da 15ª Região atinge 599 Municípios Paulistas, perfazendo 95% do território do Estado. 

Campinas se tomou, assim, a primeira e até agora a única cidade do Brasil que, não sendo capital de Estado, sedia órgão jurisdicional de segundo grau, considerados quaisquer dos ramos do Judiciário. 

Quando foi instalado, em 5 de dezembro de 1986, havia sob a jurisdição deste Regional apenas 38 Juntas de Conciliação e Julgamento, denominação das antigas unidades de primeiro grau, as atuais Varas do Trabalho. 

Em pouco tempo, também, a Justiça Estadual deixou de exercer a jurisdição trabalhista, que, desde o início da década de 1990, passou a ser exclusivamente ministrada pela Justiça do Trabalho da 15ª Região, com indiscutível beneficio para os jurisdicionados.

O TRT da 15ª Região abrange hoje uma população superior a 21 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 Regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho do País. 

São 153 Varas do Trabalho, além de dez Postos Avançados do Judiciário Trabalhista e duas Varas do Trabalho Itinerantes. Apenas a 2ª Região possui mais unidades de 1ª instância.

concurso do TRT-15 vem sendo planejado desde o dia 22 de setembro, quando foi divulgado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), a aprovação do Órgão Especial, por unanimidade de votos, a proposta de abertura do edital para provimento de cargos efetivos e formação de cadastro reserva para diversos cargos de nível superior e médio do quadro permanente de pessoal do TRT.


+ Trabalho