Treinamento funcional vira febre entre os francanos que buscam vida saudável

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de junho de 2017 às 17:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para fugir da monotonia das academias tradicionais, francanos recorrem a treino intenso e dinâmico

Realizado em grupo, o Treinamento Funcional estimula a competitividade, diversão e desafios

​Baseado nos movimentos naturais do ser humano, como correr, pular, girar e agachar-se, o Treinamento Funcional é uma atividade física que vem ganhando espaço nos últimos anos, sobretudo com aqueles que detestam o clima da academia. Como em outros centros, em Franca a modalidade se tornou uma verdadeira “febre” e pode ser vista sendo praticada não apenas em locais fechados, mas em parques e praças. “A procura é muito grande, principalmente por parte das pessoas que estão cansadas da monotonia das academias de musculação. Elas querem uma modalidade mais dinâmica e o funcional entrega exatamente isso”, observa a educadora física e proprietária do Studio K Fit – Treinamento Funcional, Kênia Fernandes.

Ela explica que o Treinamento Funcional visa melhorar o dia a dia das pessoas. Por isso os treinos são programados para auxiliar as atividades diárias em casa, no trabalho, na rua, no supermercado, etc. Nas atividades são trabalhados agilidade, habilidade, potência, força, equilíbrio, precisão, resistência, flexibilidade e coordenação com exercícios totalmente funcionais, movimentando o corpo inteiro, todos os dias e não somente uma única musculatura concentrada.

Um outro ponto positivo do treino funcional é o fator motivacional: realizado em grupo, isto estimula a competitividade, diversão e desafios. E o melhor é que não existe rotina, cada dia é um treino diferente. “O treino sempre é uma surpresa, os alunos nunca sabem o que vão treinar no dia, só ficam sabendo quando chegam para a aula, pela variedade de treino. Por isso tem aumentado muitos adeptos no funcional”, comenta Kênia. Com duração de uma hora, as aulas são divididas em alongamento e preparação para o movimento, aquecimento, parte principal e relaxamento. Além do próprio peso corporal, são usados alguns equipamentos, como kettlebell, pneu, corda, barra fixa, dumbell, barras e anilhas olímpicas.

Treino para todos

E ao contrário do que se possa imaginar, o Treinamento Funcional não possui contraindicações. Pode ser feito por qualquer pessoa, desde crianças até idosos. “Cada um tem sua limitação e por isso cabe ao profissional de Educação Física diagnosticar e prescrever o treino específico para cada aluno”, destaca Kênia, acrescentando que já a partir da primeira aula o aluno começa a perceber mudanças. “Ele sente o corpo mais rígido, sente-se mais flexível, o cansaço é somente durante a aula, mas ao final a sensação é de prazer, alívio e dever cumprido”, diz.

O Treinamento Funcional permite a tonificação muscular com um gasto energético muito maior, ou seja, emagrecer é uma realidade nestes exercícios. Isso sem falar na melhoria na flexibilidade, na coordenação motora e no equilíbrio. “Ele também diminui a porcentagem de gordura, normaliza a pressão arterial e doenças como o diabetes, além de prevenir doenças crônicas”, completa Kênia, lembrando a importância de se ter o respaldo de um profissional de Educação Física credenciado ao Cref – Conselho Regional de Educação Física para evitar riscos à saúde.

Não existem contraindicações para quem deseja praticar a atividade

Assim, trabalhando a agilidade, o condicionamento físico, a flexibilidade, a resistência e o equilíbrio, sem a mecanicidade dos aparelhos convencionais, é possível tornar a relação esporte/saúde muito melhor e mais prazerosa. Uma combinação perfeita.

SERVIÇOS

Kênia Fernandes – educadora física e proprietária da Studio K Fit – Treinamento Funcional

Cref: 109952-G/SP

Telefones (16) 3409-4973 e 98823- 8791