TREINAMENTO EM CIRCUITO

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de novembro de 2017 às 13:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Antes de começar a coluna de hoje, preciso dizer duas coisas:
1- Mais uma vez, lembrar que agora a coluna é QUINZENAL;
2- Parabéns Franca pelos 193 anos, e obrigado pela acolhida!!

Treinar em circuito é uma metodologia que permite que o praticante faça vários exercícios em sequência, sem intervalo ou com intervalos curtos de descanso, onde o gasto calórico é maior e a duração do treino é menor, sendo muito bom pra quem tem pouco tempo pra treinar.

Este método surgiu nos anos 50, na Inglaterra, e até hoje é sempre colocado como uma das fortes tendências do ramo fitness ao longo dos anos. Muito disso se deve ao fato de este treino poder ser aplicado em qualquer lugar e para qualquer pessoa, se adaptando perfeitamente a rotina de cada um.

O treinamento em circuito pode ser aeróbio ou anaeróbio. O circuito aeróbio tem mais atividades cardiovasculares, fazendo uso de esteiras, bicicletas, elípticos e até movimentações variadas como corridas, deslocamentos e etc. Já o circuito anaeróbio tem mais atividades de força como exercícios em máquinas, pesos livres e funcionais. Todos esses elementos podem ser misturados, desde que cumpra com o objetivo proposto.

Falando em objetivos, o objetivo do aluno é fundamental para determinar qual tipo de circuito será montado. Geralmente, os aeróbios visam emagrecimento e resistência muscular, enquanto que os anaeróbios trabalham potência muscular. Estes circuitos podem ser executados por tempo, onde o aluno deve fazer o mais rápido possível, ou por número de repetições estabelecido.

Geralmente, são recomendados de 1 a 3 ciclos (ou voltas) num circuito de 6 a 12 exercícios (ou estações). Mas conforme a evolução do aluno e o objetivo, o circuito pode ser montado de diversas formas, sendo uma das melhores alternativas para quebrar um pouco a rotina.

Da mesma forma que o HIIT, o treinamento em circuito se utiliza da intensidade para proporcionar maior EPOC para queimar calorias. Lembrando que o EPOC é o excesso de oxigênio pós-exercício, quando o metabolismo permanece acelerado por horas após uma determinada atividade. No caso do treinamento em circuito, estudos revelam que o EPOC pode permanecer por até 18 horas.

Um exemplo de circuito a seguir, onde o aluno deve repetir por três vezes, sem intervalo, para manter a frequência cardíaca elevada e aumentar o gasto calórico:

– 10 flexões de braço no solo (peitoral);
– 12 agachamentos (coxa e glúteo);
– 15 abdominais;
– 30 s de polichinelo na cama elástica (cardio);
– 10 puxadas na barra fixa (costas);
– 12 panturrilhas no step;
– 20 s de prancha (core);
– 30 s pulando corda (cardio).

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato:

E-MAIL: [email protected]
YOUTUBE: canal Deivid Costa
FACEBOOK: fan page Prof. Deivid Costa
INSTAGRAM: @deividgcosta
TWITTER: @profdeivid

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes