TRE suspende divulgação de pesquisa eleitoral para governador de São Paulo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de setembro de 2018 às 05:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em decisão de caráter liminar, desembargador aponta falta de dados essenciais no plano amostral

Em decisão de caráter liminar, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu a divulgação de pesquisa realizada pela empresa Vox Do Brasil Pesquisas E Participações Ltda por falha identificada no plano amostral. A sondagem teve aferição exclusiva de intenção de votos para o cargo de governador do Estado.

O pedido foi interposto pela Coligação Acelera SP, formada pelos partidos PSDB, PSD, PRB, PP, DEM E PTC. Segundo as agremiações, a companhia, contratada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), não ofereceu um único dado sobre sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados.

De acordo com o art. 33 da Lei nº Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), as empresas que realizarem pesquisa de opinião pública relativas às eleições devem registrá-la junto à Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação, com uma série de informações. 

O inciso IV do mesmo artigo exige a apresentação de “plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro”.

Na pesquisa em questão, o juiz auxiliar da propaganda do TRE-SP, des. Paulo Galizia, considerou que não se sabe ao certo a porcentagem dos entrevistados que são homens ou mulheres, analfabetos de baixa renda ou de alto grau de instrução e de nível econômico elevado, entre outros dados.

“Frise-se que a pesquisa eleitoral pode ser utilizada como instrumento de influência no eleitorado, daí a razão de ser minuciosamente regulamentada”, afirmou o juiz. Ele apontou ainda que são “informações essenciais para que se conheça a amostra e se possa inferir qual realidade o resultado da pesquisa apresentada está inserido”.

Com o deferimento do pedido liminar, a pesquisa deve ter a divulgação suspensa até o julgamento de mérito do pleito, sob pena de multa de até R$ 106 mil, nos termos do art. 17 da Resolução nº 23.549/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


+ Política