Tratando o vinho… Como vinho

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 20 de janeiro de 2017 às 11:19
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitas vezes me perguntam ou aparecem discussões de como deve ser uma adega.

Teorias são o que não faltam, e algumas até bem estranhas ou engraçadas. Talves para deixar o “Mundo do Vinho” mais chique, ou diferente ou mesmo inacessivel para os “pobres mortais”. Uma vez me contaram que a inclinação da garrafa quando guardada tinha que ser uma específica, não totalmente deitada, senão o vinho estragaria.

Ora, vamos descomplicar isto. O objetivo é guardar uma bebida, que está em evolução mesmo na garrafa,  para que não perca as suas características, e quando você abrir que esteja como o produtor planejou. Exageros não podem ou devem ser levados em conta.

O vinho não sabe se está inclinado a 20° ou 23°, o que importa, é que a rolha esteja toda em contato com o líquido, e para facilitar, que você enxergue a bolha de ar sem o contato com a rolha.

Se a garrafa estiver deitada, mas levemente inclinada, onde a borra se acomode na parte do fundo, melhor, assim na hora que for servir, vai facilitar.

Mas lembre, sempre que vinhos de rolhas sintéticas ou metálicas, não precisam ficar nesta posição, e isto não quer dizer que são de qualidade inferior. Apenas que são vinhos , que não passaram por envelhecimento e são para se degustar novos.

E
onde guardar? Se tiver uma adega climatizada, ótimo, mas nem todos tem uma, e
quando estas não existiam também se guardava vinhos . Então devem tomar alguns
cuidados, e saber que o que estraga o vinho é diferença de temperatura, alta
temperatura, trepidação, luz e cheiros fortes. 

Faça a sua adega naquele lugar onde não bata sol, de preferência em uma parede interna onde as duas faces da parede estejam na sombra, dentro de casa. Não limpe o local com produtos de cheiro forte. Independente se você acha o cheiro bom ou seja aquele que você adora, o vinho pode absorver e estragar por isto.

Cuidado com adegas perto de eletrodomésticos, a geladeira só gela dentro, fora esquenta e trepida por causa do motor. Um armário ao lado do fogão ou forno também esquena, mesmo que tenha uma proteção .

Não é difícil achar um cantinho fresco e calmo para colocar os seus vinhos antes de saboreá-los. É só tomar um pouco de cuidado e saber entender algumas dicas.

Assim sempre terá vinhos de ótima qualidade para tomar quando quiser… que tal hoje?


+ zero