Transporte por aplicativo: Aumentam reclamações sobre cobranças indevidas

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  • Publicado em 9 de janeiro de 2020 às 11:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:14
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Problemas com apps de transporte devem ter sua reclamação registrada no site do Procon-SP

Ao mesmo tempo em que os aplicativos de transporte oferecem alternativa de deslocamento nas cidades, também podem tirar o sono dos passageiros. Entre as situações que mais assustam está uma que mexe no bolso: o não encerramento da corrida depois que o passageiro desce do veículo.

Sites com reclamações de usuários têm diversos relatos sobre este assunto.

Quando isso ocorre, o valor da viagem é imprevisível. Vai depender de quanto tempo o motorista levará para perceber o problema e terminar a corrida, fechando o valor final a ser pago. 

Aplicativos como Uber e 99 Pop reconhecem que o problema pode ocorrer, mas afirmam se tratar de situação excepcional. As empresas não têm estimativa de quantas vezes este erro ocorreu nos últimos meses. 

Diante disso, o Procon-SP, ​vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, tem recebido inúmeras queixas de usuário desse tipo de transporte.

Há reclamações de que, após usar o serviço, consumidores têm sido surpreendidos por débitos de valores superiores, alguns casos chegam a até dez vezes o valor do serviço efetivamente utilizado. 

Os consumidores relatam ainda que ao questionar a empresa sobre a irregularidade, recebem a informação de que ela não se responsabiliza.

O consumidor deve ficar atento ao extrato de seu cartão e conferir se o valor debitado corresponde ao que foi contratado com a empresa. Caso haja alguma irregularidade, o Procon-SP orienta a fazer a denúncia.

Fernando Capez, diretor executivo, solicita que os consumidores que tiveram problemas com apps de transporte registrem sua reclamação no site: “Faça sua denúncia pelo site do Procon e contribua para que possamos apurar o que está acontecendo. Além disso, equipes realizarão operações para verificar e coibir a infração”.

Todos  garantem que, comprovada a cobrança equivocada, os valores são estornados para o cliente de forma imediata. Para tal, cada empresa pede que o passageiro relate a situação por meio dos próprios smartphones ou nos canais de atendimento oficiais.

Cada caso passa por análise, com as informações do GPS, para excluir a possibilidade de má-fé por parte de quem fez a queixa. 

As empresas reforçam que a orientação aos condutores dos aplicativos é concluir a viagem no aplicativo assim que se chegar ao destino, ainda antes do passageiro desembarcar. 

O cliente também recebe um aviso sobre o fim da corrida no celular. As empresas recomendam ainda que o passageiro confirme com o motorista, antes de descer do veículo, que a corrida foi encerrada.

As orientações dos aplicativos para viagens não encerradas

99 Pop

– Destaca que está trabalhando em uma ferramenta para automatizar a finalização da corrida.
– Em caso de cobrança errada, o passageiro pode acessar a Central de Atendimento pelo menu do aplicativo ou neste link direto e enviar solicitação de análise de reembolso.
– Há duas alternativas para o reembolso: estorno na fatura do cartão de crédito em até 60 dias ou cupom de desconto que pode ser usado na próxima corrida. 

Uber

– Em caso de cobrança indevida, o usuário deve acessar o menu do app em “Suas Viagens” e selecionar a viagem.
– Deve clicar em “Preço e Taxas” e, depois, em “Meu local de partida ou destino estava errado”.

– O aplicativo vai abrir um campo para escrever o relato e solicitar o estorno.

*Procon-SP e GauchaZH


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