Trânsito maluco já deixou 600 pessoas feridas nas ruas de Franca em 5 meses

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de julho de 2016 às 08:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em 2016, além da chamada “Lesão Corporal Culposa em Acidente”, já há 10 vítimas fatais

Quando se comenta que a maioria dos motoristas francanos não sabe se comportar ao dirigir, desrespeitando o próximo, as normas de segurança e a vida de terceiros, há certo fundo de razão. O trânsito de Franca mata e fere muita gente anualmente.

Somente de janeiro a maio de 2016, a cidade registrou 608 pessoas feridas em acidentes de trânsito, a chamada “Lesão Corporal Culposa (sem intenção) em Acidente de Trânsito”. 

Além deste número assustador, houve um homicídio doloso (intencional) por acidente de trânsito, além das 10 pessoas que morreram em acidentes do gênero, que correspondem ao “Homicídio Culposo (não intencional) em Acidente de Trânsito”.

Apesar de assustar, os 608 casos de Lesão Corporal Culposa em acidente de trânsito nos cinco primeiros meses do ano de 2016, Franca teve um número maior no mesmo período de 2015, com 652 registros. 

No ano passado, no mesmo período de janeiro a maio, 11 pessoas perderam a vida neste tipo de ocorrência, uma a mais que neste ano. Em 2015, em 12 meses, 1.722 foram feridas em acidentes de trânsito em Franca

No crime de Homicídio Doloso em Acidente de Trânsito praticamente inexiste a condenação daquele motorista que assume o risco ao dirigir em situações anormais, como por exemplo, conduzir o veículo em estado de embriagues, trafegar na contramão ou num carro sem a devida segurança. 

Normalmente o motorista é até indiciado pelo delegado que registra a ocorrência como causador de homicídio intencional, mas esta tipificação, na maioria das vezes, cai na fase judicial do processo, sendo, quase sempre, convertido em “lesões corporais por acidente de trânsito”, o que resulta em penas mais brandas aos causadores. 


+ Segurança