Transforme sua frustração em combustível

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 16:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o mundo em ebulição e a economia estagnada, tem se tornado comum vermos empreendedores desanimados e cabisbaixos. Uma das consequências quase imediatas de todo esse imbróglio que vemos diariamente no Brasil é o aumento substancial do sentimento de frustração entre os empresários dos mais variados setores. Então, se você se tem se sentido dessa forma, este texto é para você. Acompanhe.

Todos nós passamos e passaremos por momentos difíceis em nossas vidas e carreiras. Contudo, não devemos enxergar essas situações como instransponíveis, ou seja, como o fim da jornada. Muito pelo contrário, devemos buscar fortalecer o nosso ânimo ao passar por elas.

Faça uma auto avaliação

Encarar as crises de frente e compreender que se sentir frustrado é algo natural e que significa que você não está satisfeito com o modo que as coisas têm funcionado é essencial para que você cresça profissionalmente e em sua vida pessoal também.

Por isso, a auto avaliação não deve ser subestimada, mas deve sempre ser uma ferramenta pronta a ser usada nesses momentos complicados de nossas vidas. Principalmente se você ocupa um cargo de liderança. Pois além de cuidar das suas próprias responsabilidades e do seu próprio desenvolvimento, você precisa fornecer feedbacks e aconselhamento aos seus liderados e auxilia-los de maneira que, quando eles se sentirem frustrados, você tenha condição de repassar a sua própria experiência e exemplo.

Ouça sua equipe

Dessa forma, não se intimide em saber a opinião sincera dos seus colegas de trabalho no que diz respeito a sua atuação dentro da empresa e do seu desempenho profissional. Escute as críticas, filtre-as e aplique as mudanças necessárias na prática. Logicamente, nada disso será fácil, nem ocorrerá da noite para o dia. Mas, certamente te servirá como um grande ensinamento para os momentos em que você deverá criticar o trabalho de um liderado.

Então, compreenda que passar por momentos de dificuldade é natural, da mesma forma que se sentir frustrado, na maioria dos casos, é um sinal de inconformismo, algo essencial para quem deseja chegar mais longe do que a maioria das pessoas em suas carreiras. Além disso, o comportamento mais adequado para essas situações é buscar o desapego com o que estava sendo feito até ali, para que a partir de uma auto avaliação, se consiga produzir algo novo e inovador de fato.

Siga seus instintos

Para finalizar, uma dica que quase todos já sabem, mas esquecem diariamente: não coloque seu coração em um objetivo final, pois isso certamente trará frustração e desânimo, já que enquanto você não chegar até ele, tudo será compreendido como perda de tempo, já que sua força está voltada para aquele momento singular que você terá ao alcança-lo. Coloque seu coração na caminhada e a abrace todos os dias, isso tornará sua vida mais agradável e, consequentemente, fará com você chegue mais longe do que aquele objetivo que você havia traçado inicialmente.

Quer saber mais? Acesse>> www.fredabrahao.com.br

*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


+ zero