Transações bancárias feitas por celular aumentam no país, diz BC

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de novembro de 2018 às 19:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atendimento físico ainda é responsável por grande parte das operações mesmo com crescimento digital

O número de canais de atendimento
físico dos bancos vem se reduzindo, enquanto o acesso a serviços financeiros
por meio remoto, como por celular, cresce significativamente.

É o que aponta o Relatório de
Cidadania Financeira divulgado nesta quarta-feira, 07 de novembro, pelo Banco
Central (BC). As transações por aplicativos, internet banking e call centers
registraram expansão significativa – de 20%, de 2015 a 2016, e de 21%, de 2016
a 2017 – e representam 66% do total das transações realizadas (remotas e
presenciais).

Já as transações realizadas em canais
presenciais – agências e postos, caixas de autoatendimento e correspondentes
bancários – diminuíram em 5% de 2015 a 2016 e voltaram a crescer 7% de 2016 a
2017.

Embora as transações nos canais
digitais estejam aumentando velozmente, os canais de atendimento físico ainda
são responsáveis por grande parte dessas operações (dados de 2017), com
destaque para os correspondentes bancários (28%), que perdem apenas para as
transações em internet banking (36%) e ficam acima das efetuadas por meio de
celular (14%), de acordo com o Banco Central.

Pontos
de atendimento

Segundo o relatório, em 2017, os
pontos físicos de atendimento eram, no total, 257.570, contra 277.982 em 2015.
“Existe um movimento de redução também no número de correspondentes desde 2014,
com uma queda de cerca de 10% no total de pontos no período (209.938 em 2014,
contra 189.002 em 2017)”, diz o relatório.

Acesso
aos bancos

Em 2017, mais de 140 milhões de
pessoas mantinham algum relacionamento bancário, como contas de depósitos à
vista (conhecidas popularmente como contas-correntes), contas de depósitos de
poupança e contas-correntes de depósitos para investimento. Esse número
corresponde a 86,5% das pessoas com mais de 15 anos.


+ Serviços