Tirso Meirelles diz que programa pode criar 3,5 milhões de empregos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de julho de 2019 às 13:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se cada pequeno negócio criar um emprego, São Paulo terá 3,5 milhões de pessoas no processo produtivo

Tirso Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, esteve reunido com mais de mil empreendedores dos quatro cantos do estado de São Paulo.

Muitos estavam pensando em abrir uma empresa, outros, já estabelecidos, estavam procurando melhorar a produtividade de seu negócio, nos mais diversos setores. 

O presidente do Conselho do Sebrae-SP conversou com alguns deles e, todos, sem exceção, afirmaram que estavam ali em busca de uma oportunidade para seguir adiante.

Tirso diz que era exatamente isso que Sebrae-SP e o governo do Estado de São Paulo estavam fazendo no último 19 de julho, ao lançar o Empreenda Rápido, o maior programa de apoio ao empreendedorismo do Brasil, focado em melhorar a produtividade e competitividade das empresas existentes e facilitar a abertura de novos negócios.

“Já tivemos inúmeras iniciativas que garantiam resultados similares e, como sabemos, não saíram do papel. Não é o caso do Empreenda Rápido, resultado do compromisso firmado pelo governador João Dória, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, e nós, presidente e diretoria do Sebrae-SP”, afirmou Tirso.

Ele explicou que o que distingue esse programa dos outros é a integração de conhecimentos e a atuação em sintonia fina dos agentes envolvidos. 

As ações acontecerão em cinco eixos: qualificação empreendedora e técnica, crédito orientado, inovação tecnológica, acesso ao mercado e melhoria do ambiente para empreender.

O Sebrae-SP ficou responsável pela capacitação, presencial e online, do empreendedor e futuro empresário, por apoiar o microcrédito orientado, pelas ações de acesso a mercado e por conectar tudo isso no ambiente digital, a plataforma da prosperidade.

Até o final deste ano, no Sebrae-SP, milhares de pessoas serão capacitadas e receberão orientação, presencialmente ou online, em Planejamento de Negócio, Legislação, Vendas, Fluxo de Caixa, Marketing Digital, Inovação, entre outros. 

E o programa Juro Zero Empreendedor vai ganhar novo gás. A meta é qualificar 1 milhão de empreendedores e conceder R$ 1 bilhão em microcrédito e financiamento orientados até 2022.

“Grandes desafios exigem respostas rápidas, que serão tão eficientes quanto for nossa capacidade de atuar de forma colaborativa, sintonizada, na mesma direção e em tempo real”, diz Tirso Meirelles.

O presidente do Conselho do Sebrae-SP disse que “o Empreenda Rápido é a nossa resposta a essa que é uma das maiores adversidades da atualidade: o desemprego que, no estado de São Paulo, atinge de forma nefasta mais de 3,7 milhões de pessoas”.

Ao garantir ganho de musculatura aos microempreendedores individuais, micro e pequenos empresários, o programa está abrindo caminho também para a geração de novos postos de trabalho. 

Uma conta simples e bem factível: se cada um dos 3,5 milhões de pequenos negócios paulistas criar um novo emprego, o Estado de São Paulo terá 3,5 milhões de pessoas incluídas no processo produtivo.

“Isso sem contar o outro contingente que optaria por empreender. Todos protagonistas de um futuro de esperança e prosperidade para cada um e para o Brasil”, finalizou Tirso Meirelles.


+ Economia