Tiro de Guerra de Franca comemora o Dia do Soldado Atirador Francano

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de novembro de 2017 às 15:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comemoração aconteceu em sessão solene na Câmara Municipal, na última segunda-feira, 30 de outubro

O TG 02-013 Franca – SP realizou na última segunda-feira, 30 de outubro, a comemoração pela passagem do Dia do Soldado Atirador Francano, em Sessão Solene da Câmara Municipal de Franca. Trata-se de homenagem instituída pela Lei Municipal nº 6.586/2006 de autoria do então vereador Sargento Marcelo Mambrini, como forma de reconhecimento e prestígio dos atiradores do Tiro de Guerra de Franca, se tornando desde aquele ano parte integrante do Calendário Oficial de Eventos do município.

De acordo com o art. 3º da Lei, a Câmara Municipal, na Sessão Ordinária que se realizar na semana do dia 31 de outubro, entregará Diploma de Honra ao Mérito ao Soldado Atirador do TG 02-13 que se destacar durante o período de instrução, mediante escolha democrática entre seus pares. O evento atendeu Requerimento nº 19/2016, do vereador Pastor Otávio Pinheiro, que presidiu toda a solenidade.

Nesse ínterim, Atirador Kaique Emanuel Silva Faria foi escolhido o Atirador Destaque 2017, via votação direta, por cerca de 70% dos atiradores. Assim, ele foi agraciado com uma placa de Honra ao Mérito e também alusiva a supracitada data, sendo aplaudido e devidamente homenageado por todo o público que se fez presente, como digno e distinto representante das tradições do secular TG 02-013, que já teve anteriormente outras denominações como TG 023 e TG 018.

Compareceram e prestigiaram a sessão no plenário do Poder Legislativo municipal os vereadores Pastor Otávio Pinheiro, Ilton Ferreira e Nirley de Souza; o senhor Alexandre Alonso, Oficial de Gabinete do Fundo de Solidariedade (FUSSOL), representando neste ato o excelentíssimo senhor Gilson de Souza, Prefeito Municipal de Franca e Diretor Emérito do Tiro de Guerra; a senhora Flávia Lancha, Secretária de Desenvolvimento do Município; o coronel reformado João Paulo Brandão Júnior, assessor parlamenta e representante do Deputado Federal Major Olímpio; entre outras autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos atiradores. Todas as autoridades acima citadas fizeram uso da palavra e enalteceram a importância da formação conferida por essa Organização Militar do Exército Brasileiro aos jovens cidadãos francanos.

Aproveitando a oportunidade o vereador Pastor Otávio Pinheiro, presidente da sessão solene, proferiu leitura de Moção de Aplausos e Congratulações nº 112, de 17 de outubro de 2017, ao Subtenente Paulinelly Andrade de Paiva, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Franca, pelos relevantes serviços prestados ao município ao longo do biênio 2016/2017, respaldado não apenas na instrução militar, mas especialmente pela relevância dos projetos apresentados à sociedade francana durante a sua gestão. O vereador Pastor Otávio Pinheiro citou ainda que o militar se encontra exonerado e que em breve será substituído pelo Subtenente Luiz de Gonzaga Mota Pinto, no final deste ano.

O Subtenente Paulinelly Andrade de Paiva discursa durante a solenidade

Ao proferir seu discurso, as palavras iniciais do Subtenente Paulinelly, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra foram para enaltecer as qualidades e as virtudes do Atirador Kaique Emanuel Silva Faria, assim como o caráter, a disciplina moral e intelectual que traz consigo desde o berço familiar, dizendo para ele que o Atirador é para o Exército Brasileiro o Soldado por excelência, pois muito bem representa a grandeza das tradições castrenses, ao tempo que para a comunidade local é o exemplo de grandeza, obstinação e voluntariado. Tal distinção releva para ele o enorme peso e responsabilidade perante não apenas para os atiradores do corrente ano, mas também perante toda a plêiade de antigos atiradores que prestaram o serviço militar obrigatório e que serviram esse aquartelamento de inúmeras tradições.

Para finalizar, o Subtenente Paulinelly agradeceu a inesperada homenagem conferida de forma unânime pelos vereadores daquela Casa de Leis, como lídimo reconhecimento da Sociedade Francana pelo trabalho desenvolvido nesses últimos dois anos de gestão, ao tempo que disse estar convicto de que os projetos e missões tem tudo para serem continuados pela nova equipe que assumirá a instrução militar no biênio 2018/2019. Frisou que o TG participou de diversas ações comunitárias, momentos cívicos, competições esportivas e celebrações religiosas, e que todas as realizações do período não foram feitas sozinho, pois sempre contou com o apoio de uma briosa equipe de instrução, de servidores públicos e de atiradores que lhes apoiaram nessas iniciativas. Que dispensou em cada ação ou projeto toda carga de energia e o melhor de sua capacidade de planejamento e execução. Que foram forjadas novas parcerias, bem como reforçadas as já existentes. Que hoje nutre apenas o sentimento do dever e de missão cumprida, levando a saudade dos amigos que aqui ficarão.

Enfim, foi uma solenidade cívica marcante, de muitas homenagens, de agradecimentos e de fortes emoções. 

Fotos: Luiz Carvalho de Ramos, Irineu Zulato e Manoel Paulo Nogueira Maciel


+ Cotidiano