Tese de Mestrado na Unesp de Franca discute Gestão e Serviço Social

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de junho de 2017 às 11:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O processo de formação profissional é preponderante para reconhecimento da gestão no âmbito do Serviço Social

D​ia 28 de junho, às 16 horas, na Sala de Defesas da Pós-Graduação da Unesp de Franca ocorre a Defesa de Dissertação de Mestrado de Geis de Oliveira Benevides sobre o tema Gestão e Serviço Social: Desafios Teóricos-Práticos para a formação e Trabalho Profissional. 

Integram a Banca Examinadora: Maria José de Oliveira Lima – Orientadora; Cirlene Aparecida Hilario da S. Oliveira, da FCHS; e Jane Cruz Prates – PUCRS.

Este trabalho tem como temática central “gestão e Serviço Social”. O objetivo geral consistiu em “compreender e analisar o processo de gestão no trabalho do assistente social na Microrregional de São José do Rio Preto – ABPESS Sul II”. 

Visando assim, apreender o processo de reconhecimento e apropriação da gestão no Serviço Social, pois a partir da experiência empírica da pesquisadora, observou-se que muitos profissionais que compõe a categoria de assistentes sociais apresentam resistência em reconhecer a gestão como área de conhecimento, espaço de trabalho e instrumento técnico-operativo propositivo no exercício profissional. 

A autora partiu do pressuposto de que o processo de formação profissional é preponderante para reconhecimento e apropriação da gestão no âmbito do Serviço Social, visto que se consolida como processo de fundamentação teóricometodológico, ético-político e técnico-operativo do trabalho profissional, portanto, constitui-se como momento determinante para fundamentação sobre as dimensões teórico-práticas da gestão. 

Dessa forma, entendemos que resistência em reconhecer e se apropriar da gestão fundada na perspectiva democrática e emancipadora, poderia estar relacionada ao modo como a disciplina de gestão é organizada e desenvolvida nas Unidades de Formação Acadêmicas (UFAs). 

Nesse sentido, a pesquisa empírica fundamentou-se na entrevista de discentes e docentes de três UFAs selecionadas na amostra da pesquisa e que pertence a Microrregional de São José do Rio Preto/SP da ABEPSS Sul II. 

Foi utilizará estudo sócio-histórico como método de interpretação da realidade, a pesquisa caracterizou-se por sua natureza exploratória e abordagem qualitativa. 

E a partir da apreensão dos docentes e discentes confirmamos que o processo de graduação é determinante para o entendimento, reconhecimento e apropriação da gestão no Serviço Social.

Dessa forma, o conteúdo proposto e desenvolvido em sala da aula influencia na apreensão da importância, possibilidades e finalidade da gestão no trabalho do assistente social. 

Assim, o entendimento sobre a gestão no Serviço social parte da experiência singular vivenciada pelo assistente social no processo de formação profissional.


+ Educação