Tese de Mestrado discute Educação e Trabalho no ensino noturno em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de agosto de 2017 às 10:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
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Tese busca compreender a relação entre educação e trabalho no Ensino Médio noturno em Franca

No próximo dia 28 de agosto, às 9h, na Sala de Defesas da Pós-Graduação da Unesp de Franca ocorre a Defesa de Mestrado de Flávio Aparecido Fernandes Luna, autor da pesquisa Educação e Trabalho no Ensino Médio Noturno em Franca-SP: Desafios para as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social no Brasil. 

A Banca Examinadora será formada por Alexandre Marques Mendes – Orientador; Agnaldo de Sousa Barbosa – FCHS; e Paulo H. Miotto Donadéli – Barão de Mauá.

Este trabalho busca compreender a relação entre educação e trabalho no Ensino Médio noturno na cidade de Franca/SP. 

Para tanto, foi feito uma pesquisa, por meio de questionário para o levantamento dos dados referentes à realidade dos alunos de primeiro ano do Ensino Médio.

Os alunos do primeiro ano foram escolhidos por se tratar de parcela de alunos mais vulneráveis aos problemas relacionados ao primeiro emprego. 

Os dados da pesquisa revelaram certa desigualdade de ensino entre os alunos que estudavam no período diurno e os que estudavam no período noturno.

Para a compreensão dessa realidade foram relacionados os temas da desigualdade educacional e sua reprodução com os desafios do Ensino Médio noturno. Buscou-se compreender também o papel do emprego na vida desses estudantes.

Os alunos do noturno que trabalham e estudam estão mais expostos aos sofrimentos da exploração e da informalidade. 

Esses problemas se refletem na escola. Os alunos estudam cansados por terem trabalhado o dia todo. 

Outro fator que compromete o rendimento desses alunos é a própria estruturação do Ensino Médio noturno, já que os alunos estudam menos horas que seus colegas do diurno.

As políticas púbicas de desenvolvimento social se inserem nesse contexto como forma de promover a qualidade da educação, apoiando ações que estão para além dos problemas de dentro da sala de aula. 

As questões sociais de desigualdade social e econômica são fatores que determinam a relação aluno-escola.

O papel das políticas públicas de desenvolvimento social é equalizar essas disparidades sociais e econômicas no sentido de promover condições iguais de acesso e permanência desses alunos na escola. 

Portanto, os temas relacionados à educação e à exploração do trabalho e como tudo isso influencia a vida dos alunos na escola são os temas dessa pesquisa.


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