Termina nesta quinta, 28, prazo para quitar IPTU 2017 sem acréscimo de juros

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 17:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem deixar para 2018 terá que pagar imposto com juros da correção monetária dos últimos meses e multa

A secretaria municipal de Finanças divulgou um alerta aos contribuintes, em forma de prestação de serviços, de que termina nesta quinta-feira, dia 28, o prazo para quitação do IPTU e outras taxas municipais deste exercício, sem os acréscimos decorrentes da atualização dos últimos 12 meses. Quem deixar para o ano que vem, mesmo que no começo de janeiro, terá o seu débito com os acréscimos legais da correção monetária dos últimos meses, além de multa.

Para tanto, quem tiver com impostos e taxas em atraso pode atualizar os valores, imprimir de casa ou do escritório mesmo (basta acessar o portal www.franca.sp.gov.br). É simples, basta observar a opção ‘Serviços e 2ª via de IPTU’  e informar o cadastro do imóvel. Será gerado um boleto com vencimento neste 28 de dezembro que deve ser recolhido na rede bancária. No dia 29 não haverá expediente bancário e mesmo que a pessoa faça a quitação no caixa eletrônico, o processamento somente ocorrerá no dia 2 de janeiro, portanto, terá os acréscimos cobrados posteriormente.

 Embora sem números detalhados, estima-se que 15% dos carnês lançados no começo de janeiro estejam em aberto. Daí a oportunidade que o contribuinte tem de quitar neste momento, sem os acréscimos que virão. Na Central de Atendimento nesta quinta-feira o expediente funciona das 8h30 às 16 h, onde é dada a opção de parcelamento de acordo com as condições de cada contribuinte.

Novos carnês

Já enviados para os correios, os carnês de 2018 tanto do IPTU como do ISS, começarão a chegar a partir de janeiro. Do Imposto Predial primeiro, já do dia 2 em diante e do ISS e Dívida Ativa, logo em seguida, a partir dos dias 10 e 15, pois o vencimento ocorre no final daquele mês. De acordo com a secretaria de Finanças serão 166 mil carnês do Imposto Predial, 40 mil do ISS e 7 mil carnês de Dívida Ativa, que envolve débitos anteriores a 2017. 

Um outro lembrete importante refere-se ao valor da correção, que será de 1,83%, correspondente ao percentual aplicado a nova Unidade Fiscal do Município de Franca (UFMF), que passará a valer R$ 57,97. Para quem desejar fazer a quitação em cota única do IPTU-2018, até o dia 15 de janeiro o desconto oferecido


+ Cotidiano