Terça-feira, 31, repete calor em Franca e clima seco também deve prevalecer

  • Entre linhas
  • Publicado em 31 de março de 2020 às 00:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Previsão indica também pancadas de chuva a partir da tarde, mas umidade do ar continua baixa

O clima desta terça-feira, 31 de março, em Franca, deve repetir o que foi vivido pelos francanos ontem.

Sendo assim, o dia terá em boa parte a presença do sol, mas pela manhã haverá aumento de nuvens.

Pancadas de chuva podem ocorrer nos períodos da tarde e noite.

O dia será ainda mais quente, com a máxima em torno de 29ºC e a mínima em 18ºC. Apesar disso, a sensação térmica poderá ser de 31ºC, segundo previsão do Climatempo.

E o que será sentido pelos francanos hoje de forma ainda mais intensa que nos últimos dias, é uma das características típicas de parte do outono e principalmente do inverno, que é o predomínio de ar seco, o que dificulta a ocorrência de chuva. A sensação de “abafado” pode ficar mais forte nesta terça-feira, 31, já que a umidade relativa do ar continua baixa, em torno de 54%.

Como ar seco afeta o nosso corpo?

O ar seco causa incômodo nos olhos, nariz, lábios e no trato respiratório, por ressecar as mucosas. Mucosas ressecadas são mais sensíveis e por isso ficam sujeitas a irritações, principalmente se as coçarmos.

Mucosas ressecadas também são mais suscetíveis a microferidas, que as deixam mais vulneráveis à penetração de vírus e bactérias, que podem desenvolver infecções de intensidade variada. Além disso, a maioria dos vírus e bactérias sobrevivem por mais tempo em ambiente seco.

Por isso no inverno o contágio de gripes e resfriados é mais comum. Com o ar seco, infecções oportunistas também são mais comuns, como conjuntivites. As doenças alérgicas do trato respiratório também são facilitadas e ambientes mais poeirentos incomodam bastante o nariz e os olhos.

Como evitar os efeitos nocivos do ar seco?

Para se precaver dos efeitos nocivos à saúde provocados pela baixa umidade relativa do ar é necessário manter o corpo hidratado adequadamente.

A hidratação pode ser feita através da ingestão de líquidos, principalmente ao praticar exercícios físicos ao ar livre.

É interessante umidificar os olhos com colírios umectantes, sobretudo se estiver usando lentes de contato.

Usar umectantes labiais (manteigas de cacau, batons úmidos) também ajuda. Também é aconselhável evitar se expor a ambientes assim tão secos, sobretudo para pessoas imunodeprimidas ou com histórico de complicações respiratórias. 


+ Tempo