Tendências em revestimentos marcadas por soluções práticas

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de novembro de 2016 às 11:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mercado conta com opções que vão desde materiais reciclados até chapas com pedras semipreciosas

Escolher o revestimento é parte importantíssima da composição de qualquer projeto que se preze. Acontece que, assim como na moda, o mundo da decoração também adora uma novidade. Hoje, o mercado conta com opções que vão desde revestimentos feitos com materiais reciclados até chapas com pedras semipreciosas. Para facilitar, anualmente, empresas do ramo se reúnem para mostrar as novidades na Expo Revestir, maior feira da América Latina, que foi marcada pela riqueza de produtos e soluções através de duas vertentes: na primeira, de produtos com aspecto rústico, entra com força a madeira e se mantêm as pedras naturais – ou as suas estéticas aplicadas a produtos gerados pela tecnologia. Este é o caso da segunda vertente de revestimentos, com variações de aspecto frio e estética elegante em versões foscas ou polidas de porcelanatos. Há reproduções fiéis de pedras naturais nos porcelanatos. “É uma tendência em função da sustentabilidade”, observa a arquiteta Luciana de Oliveira.

Os revestimentos que imitam madeira continuam sendo tendência para pisos e paredes. Se, quando começaram a se popularizar, existiam apenas em chapas grandes, hoje existe uma infinidade de dimensões e combinações, possibilitando um efeito original e natural. “De manutenção mais fácil do que aqueles feitos com a matéria-prima natural – não precisam ser impermeabilizados e nem lixados\pintados com o tempo, são uma ótima opção para quem busca um toque de aconchego”, diz.

Na linha de materiais vindos da natureza, outra tendência são os porcelanatos marmorizados, que imitam veios e texturas das pedras naturais. São mais baratos que os mármores e agregam em sustentabilidade. As tonalidades clássicas como Carrara e Travertino são as mais utilizadas, pois são atemporais e neutras – combinam com qualquer ambiente.

Variedade a mil

Mas, elementos em estilo retrô também estão em alta! Releituras de tendências antigas trazem um toque nostálgico. Entre os revestimentos, as peças horizontais que lembram “tijolinhos”, se destacam. “Dê preferência para as tonalidades pastéis e neutras. Também indico os ladrilhos hidráulicos, que remetem ao passado colonial e vêm sendo amplamente utilizados na decoração”, diz a arquiteta. Os ladrilhos hidráulicos – ou melhor, os revestimentos que imitam esses acabamentos, já que os originais possuem grande espessura -, entraram com força no mercado. A tendência, no entanto, foge do padrão – quadriculado e colorido. A aposta está em estampas mais monocromáticas e em formatos diferentes.

Luciana diz que os revestimentos em três dimensões são uma ótima opção para quem busca dar um estilo para algum ambiente ou peça decorativa. Encontrados em diversos acabamentos – madeira, pedra, porcelanato, dão movimento e um efeito de luz e sombra únicos. “Contudo, faço um alerta. Como são, normalmente, vendidos por peça e não por metro quadrado, têm um custo mais elevado. Opte por aplicar apenas em uma superfície pequena, como um detalhe decorativo”.

Para os moderninhos de plantão, não existe melhor dica do que os desenhos gráficos. Com uma gama incrível de opções no mercado, eles podem abusar da criatividade com linhas, hexágonos e padrões geométricos. E para completar, os revestimentos inspirados em materiais rústicos, como concreto, aço inox ou aço corten e tijolo estão com tudo. “O contraste desses materiais traz um efeito interessante a qualquer ambiente, ótimos para quem gosta de estilo”, diz Luciana. Mas, com tantas opções, ela diz que não há limites para a criatividade, desde que se tenha em mente o propósito do local em que o revestimento será usado.