Tempranillo, mas com outros nomes

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 3 de março de 2017 às 16:35
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Como falei no post sobre uvas, vários tipos de uvas têm nomes diferentes, dependendo da cultura e região.  Como este é um assunto que gera bastante discussão, vou colocar neste e outros posts as uvas mais conhecidas que “usam” mais de um nome.

E isto acontece com a Tempranillo.

A Tempranillo é a uva responsável por grandes vinhos da Espanha, mais especificamente da região de  Rioja e de  Ribeira Del Duero. Mas também é encontrada nas demais regiões deste país.

Lá  esta uva realmente está em casa e  produz o seu melhor, claro, na mão de bons produtores. O conjunto do terroir e desta cepa, traz a nós, meros mortais, experiências inesquecíveis e a certeza que sabendo respeitar a característica de cada lugar e variedade o resultado é a perfeição em aroma e sabor.

O nome Tempranillo, vem de “temprana” que quer dizer que amadurece antes das outras variedades, o que seria “normal”.

A Tempranillo é uma uva tinta, que produz vinhos de médio corpo ou bem encorpados, que respondem muito bem ao envelhecimento e apresenta sabores que lembram framboesa, morango, mirtilo, groselha preta e condimentos.

Os outros nomes pelos quais esta uva é conhecida são: Cencibel, Tinta Toro, Tinta Del País, Ull de Llebre, Tinto Fino, Tinto de Madrid, Tinta Roriz ou Aragonez (em Portugal), Valdepeñas (na Califórnia) além de outros nomes menos usados.

Os muitos nomes parecem complicar a vida dos degustadores e apreciadores de vinhos, mas como cada terroir imprime uma identidade diferente ao resultado de cada  produto, esta característica também aparece no nome usado .

E você já degustou um bom Tempranillo?  O mais famoso é o Vega Sicilia e faz jus a sua fama de um dos melhores vinhos do mundo.

Outro rótulo importante e muito conhecido é o Marques de Riscal.

Mas conseguimos vários Tempranillo com boa qualidade . Apenas preste atenção no que sempre falo, um vinho produzido como deve ser e pagando todos os impostos, não pode chegar no Brasil com um valor muito baixo, ninguém faz milagre.

Não importa qual o nome que usam na uva, desde que seja um bom produtor.

Num próximo post falo sobre outras uvas que tem outros nomes e suas características… até lá, que tal um Tempranillo, um Aragonez ou uma Tinta de Toro?


+ zero