Tem muito voluntario trabalhando.

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 09:26
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Engage for business, Líder Internacional de Yoga do Riso e Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana. www.robertoravagnani.com.br

Temos visto muitas ações de voluntários ou engajamento social ultimamente nas mídias, mas não se referindo a eles desta forma como voluntários, ou quando sim de forma muito discreta.

Voluntários ajudando no resgate de animais e no combate a incêndios na Austrália, voluntários apoiando organizações nas queimadas da Amazônia, muitos ajudando nas inundações de Minas Gerais e Espírito Santo, que estão sendo atingidas de forma muito violenta pelas chuvas que não estão dando trégua, pessoas do mundo inteiro se mobilizando para ajuda humanitária aos campos de refugiados, agora também voluntários se mobilizam para apoiar as ações de prevenção ao novo vírus que preocupa o mundo todo o Novo Corona Vírus.

Percebem quanta ajuda? Nos estados unidos muitas corporações de bombeiros contam com voluntários, todos os bombeiros do Chile são voluntários, em diversos países há corporações com voluntários dispostos a combater as chamas e ajudar o próximo nas mais diversas situações.

No Brasil é praticamente inexistente corporações de bombeiros com voluntários, só tenho notícia de uma corporação em Santa Catarina.

Quantos gostariam de ajudar de forma organizada e preparados para isso, quantos poderiam colocar seus talentos e conhecimentos à disposição de muitos, precisamos no Brasil e em outros países também abrir oportunidades para os que querem ajudar, neste caso é responsabilidade dos governos inserir, capacitar e propor legislação para tornar isso possível.

Meu grande desejo é que mais pessoas conheçam e valorizem o trabalho que milhões de pessoas fazem anonimamente e gratuitamente pelo mundo ajudando pessoas, animais e a natureza.


+ zero