Telemetria já é sucesso na cafeicultura, com total controle do que acontece

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de março de 2020 às 16:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Através dela o gestor da propriedade tem 100% do controle do que está acontecendo no trabalho

​A telemetria já está sendo usada com sucesso pelos produtores de café. 

Trata-se de uma tecnologia que permite saber quantas horas o trator trabalhou em um dia, qual foi a produtividade, o consumo de combustível e se já está na hora de fazer alguma manutenção preventiva, 

De acordo com a LS Tractor, empresa que trabalha com esse tipo de tecnologia, o fato de ela ser usada com sinal de GPS facilita muito a uso pelo agricultor. 

Através dela o gestor da propriedade tem 100% do controle, do que está acontecendo, do que foi realizado e o que ainda está em aberto e o operador é quem vai definir qual a melhor forma de utilizar o equipamento para determinada atividade a ser desenvolvida. 

É uma ferramenta para as mais diversas aplicações no café e permite que o gestor possa cuidar de outras tarefas, sem necessidade de ir a campo conferir se as atividades programadas estão sendo executadas.

O uso na cultura do café é uma parceria da LS Tractor com a Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), em Minas Gerais.

Foram fornecidos tratores para cerca de 15 mil cooperados. Conforme afirma o gerente comercial da Cooperativa, José Geraldo Junqueira, a Cooxupé costuma ter uma linha de produtos diversificados, permitindo que o associado possa adquirir estes produtos a preços diferenciados. 

“E nos faltava a opção de tratores, algo muito importante na cafeicultura de hoje que para ser rentável precisa se tecnificar”, assinala Junqueira. 


+ Agronegócios